domingo, 21 de setembro de 2008

Tamanho da minha perda no momento

Hoje resolvi fazer umas continhas simples, e descobri que desde o início da queda o valor de mercado de minhas aplicações em bolsa caiu mais de 26%, com uma perda de mais de 9 mil reais sobre um total investido de 35 mil reais.

Dolorido, huh? Sei que tem gente que perdeu bem mais que isso, mas para mim já é perda suficiente.

Falando em perda, aquela frase do Graham (ou do Buffet?) de que quem não suporta perder 50% do capital não deveria nem passar perto da bolsa, me parece bullshit. Se o caboclo comprou a preços de alta, lá perto da LTA, e viu que tá entrando em canal de baixa, pode bem desinvestir e esperar tempos melhores para entrar de novo. Essa estratégia de estancar a perda e entrar de novo inclusive me parece multiplicar os ganhos depois, na recuperação, que um dia vem.

Só vale a pena ficar comprado se os valores da compra foram bons em termos históricos. Otherwise, proteja seu capital realizando o prejuízo antes que a perda seja grande demais.

2 comentários:

  1. A minha perda, aparentemente no mesmo período, foi bastante maior que a tua... É verdade que fui irresponsável, fiquei "brincando" com coisa séria... Penso que os maiores tombos trazem as maiores lições... Ainda seremos recompensados... Mesmo que demore um pouquinho...

    ResponderExcluir
  2. Eu também me dei mal com "brincadeiras", e errando muito com stops. Seja por tê-los, ou por não tê-los, de todo modo perdi dinheiro.

    Uma tendência de baixa duradoura e persistente é um ótimo professor de gestão de riscos!

    ResponderExcluir