quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Era repique e não deu compra

Viram, era repique mesmo. Eu não pude acompanhar de perto, mas vi que já na segunda-feira caiu de novo, e desde então está oscilando bastante. Cenário bem indefinido mesmo.

Os papéis que indentifiquei não deram compra, pois nenhum deles cumpriu os requisitos abordados. Estou com o que já tinha em carteira, e com uma outra grana em conta, esperando melhor hora. Acho que vou esperar bastante, pois essa queda está longe de acabar.

Se o congresso americano aprovar o pacote, capaz de dar uns tantos dias de alta, como eu tinha previsto antes, em um repicão maior. Mas não deve ir muito longe. Eu realmente não creio em alta consistente num futuro próximo. Para mim estamos em tendência de baixa, e nesse contexto qualquer alta é sempre exceção.

As confusões na economia americana estão apenas começando, isso está ficando cada vez mais claro. Muita coisa ainda está por vir. Mudanças profundas no sistema são possíveis, com maior regulação governamental, maior interferência do governo, mais controles e limitações no sistema financeiro. Alguns analistas indicam até que estamos vivenciando o alvorecer de uma nova era, diferente do que houve até agora, e na qual os padrões anteriores não mais se aplicam. Eu tendo a acreditar nisso.

O ideal neste cenário é estar completamente líquido, para quem puder. Quem está comprado e no prejuízo tem duas opções - 1, encarteirar com vistas ao longo prazo. E sabe-se lá quão longo vai ser. 2, vender no prejuízo para reentrar bem mais abaixo, já em um contexto de retomada. Eu tenho me mantido na solução 1 já há algum tempo, mas a idéia 2 volta e meia me vem à mente como alternativa interessante.

2 comentários:

  1. "Só termina quando acaba"... ;-)

    O nome disso não é repique - é acumulação. E depois de uma acumulação longa, pode disparar para cima (ou para baixo)

    Não sou "otimista" (ate porque nao estou comprado em nada), mas continuo dizendo que dispara pra cima!

    ResponderExcluir
  2. Herval, certamente vai disparar para cima se o pacote for aprovado em bons termos. Mas mesmo assim, ainda acho que o próprio disparo vai ser um repique na trajetória de baixa, só que um repique um pouco mais alto. Deve ir aos 60 mil pontos ou até um pouco mais, e depois cai de novo e mais ainda.

    Acredito na queda porque a situação está ficando cada vez mais complicada, mais e mais analistas falam que 700 bi não dão para resolver tudo, e que vem aí uma mudança de maior nível, não apenas um ajuste.

    Mas apesar disso tudo, estou antenado para o repique, e pretendo aproveitá-lo para diminuir minhas perdas. Quero fazer operações de curto prazo, com horizontes de ganho menores, e stops próximos.

    ResponderExcluir