sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Passou um bonde e eu nem vi!

Alta de quase 10% em um único dia, bluechip com 17, 18% de valorização em um único pregão! Pelo jeito o dia foi de festa! E eu, que estava ocupado trabalhando sem acesso à rede, só fiquei sabendo depois de feita.

Mas não tem problema. Em outros tempos bem recentes, eu ficaria chateado por não ter aproveitado. Claro que estou até meio tonto ainda tentando entender melhor a situação, pensando aqui se devo comprar algo na 2a feira ou se espero mais, mas de modo geral estou mais tranquilo do que estaria lá por abril.

Em termos de longo prazo, ou mesmo em termos de recuperação de perdas, as altas de ontem e hoje são apenas cócegas. Não chega nem para colocar as cotações acima dos meus preços médios de compra dos papéis em carteira. Portanto, nada que realmente entusiasme.

Por outro lado, eu não estou conseguindo acreditar que essa é uma reversão de verdade. Não tenho dados para embasar a afirmação, mas não creio. O pacotão de ajuda americano é interessante, mas a crise é mais feia que isso. Novas bombas devem estourar mais para a frente. Vejam a tal da AIG, que há duas ou três semanas nem se ouvia falar. De repente virou protagonista na crise, quebrou, e foi estatizada! Outras mais assim deve haver por lá, nos EUA.

Outra questão - essas altas todas só confirmam uma impressão que eu tinha, de que as pessoas andam loucas por uma alta, loucas para comprar. O que também me indica que ainda não é a hora, já que o sangue ainda não está rolando. A mente do povo ainda opera em alta. O paradigma na cabeça de todos aí ainda é "vai subir". O que não combina nem um pouco com uma mercado bear.

Li em um blog (e agora não lembro qual, é um dos meus links aí ao lado) que os investidores pessoa física não venderam suas posições compradas lá na alta de maio. Isso me parece coerente com o meu parágrafo anterior, e é sinal de mais baixa, e não de alta. Sinal de que a queda, até agora, ainda nem doeu. Quando esse pessoal todo (no qual eu estou incluído) estiver louco para sair, depois de perder uma baba de grana, aí vai ser a hora de comprar mesmo.

Estou com vontade de esperar para ver. Mas confesso que a pressão por comprar, no meio dessa festa toda, é enorme. Vamos ver se resisto, ou se invento uma desculpa interessante para justificar uma entrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário