quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Comprar ou não, eis a questão.

Hoje a VALE5 bateu em um dos pontos que eu tinha marcado anteriormente como de compra - 30 reais. Fiquei numa dúvida atroz se seguia a estratégia definida tempos atrás, ou se o cenário atual justificava uma mudança nos planos de ação.

Ainda estou em dúvida, mas não comprei nada até o momento. Motivo? Acho que vai cair mais, bem mais. O repique que eu esperava vir, com a aprovação do pacote, não veio. Está todo mundo vendo que a coisa toda é bem pior que se pensava, e piora ainda mais a cada dia que passa.

Eu penso que estamos ainda no meio de um grande movimento de baixa, que vai durar um bom tempo ainda. Olhando graficos historicos de longo tempo, dá para ver que os grandes movimentos de queda com frequência são durarouros e persistentes, levando as cotações a caírem mais de 80%. Hoje, as bluechips prediletas estão com quase 50% de queda acumulada desde seus TH, então tem espaço ainda para cair muito mais.

Por outro lado, advogando pela compra, 30 reais parece um bom preço, especialmente para quem ainda lembra que em maio o mesmo papel foi negociado a 59. Outro motivo é que hoje está caindo uma barbaridade, o que sugere que deva haver uma correção de uns 4 ou 5% por perto, amanhã, quem sabe. Poderia tentar uma jogada rápida.

Sei lá. Muita dúvida. Posso estar perdendo uma oportunidade, mas no momento o medo está mais presente. Cansei de ter esperança e me dar mal. Acho que vou ficar é quieto no meu canto, só olhando e aprendendo.

7 comentários:

  1. Realmente, bate uma tentação absurda de comprar umas ações baratas...

    Loja Renner -16,46%, Vale3 -10%, Lame -11%, isso num dia só?

    Vai gerar reique amanhã, com direito a GAP de alta na abertura ou não?

    Eu to vendo o que fazer ainda, meio que louco pra pegar um pouco e aguardar um GAP de alta amanhã, mas o medo ja tomou conta e to meio paralizado.

    O mercado ta pros proissionais pelo jeito, tendência clara de baixa, onde a gente apanha pra valer se ficar azendo besteira.

    Acho é que não vou fazer nada mesmo por hoje.

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei preocupado com uma notícia sobre "China irá interromper importação de minério da Vale, afirma jornal", isso me faz pensar que pode cair mais, então também não fiz nada.

    ResponderExcluir
  3. Henrique, acho que o meu mal no momento é ter memória muito clara das cotações de maio, que me faz considerar os preços atuais como muito apetitosos. Na verdade, os preços refletem são expectativas futuras, e não o passado, mas com meu parco conhecimento atual de valuation eu ainda não sei calcular isso tudo direito.

    No frigir dos ovos, estou parado esperando um cenário que consiga entender melhor, pois o atual me parece muito louco, muito instável, imprevisível.

    O bom é que está sendo muito instrutivo. Ficar olhando essa coisa toda com atenção, e mais, com dinheiro envolvido, está me fazendo aprender como nunca como as coisas funcionam.

    Carlos, o presidente da Vale respondeu essa notícia, alguns dias atrás, dizendo que se a China parar de comprar minério da Vale, a China pára. Um tantinho petulante a resposta dele, mas vai ver é por aí mesmo... De qualquer modo, esses boatos servem para jogar o preço da Vale5 mais para baixo ainda. Enquanto a Petr4 se sustenta acima dos 30, a Vale despenca ladeira abaixo.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rodrigo.
    Sou repórter do Jornal da Tarde, escrevo sobre a Bolsa de Valores e queria entrevistá-lo. Será que você pode me ligar, por favor? Ou então me passar seu telefone? O meu número é 3856-4547.
    Muito obrigada,
    Carolina Dall'Olio

    ResponderExcluir
  5. Ai Rodrigo, ta ficando importante, tem reporter na sua cola, hehe.

    Não ta operando esses dias? To sentindo falta dos seus pontos de vista, uma vez que sempre tem uma opinião de alguem que entende tanto quanto eu, é bom pra rever as estratégias.

    O mercado esses dias ta dando ótimas oportunidades para day trade, eu mesmo me aventurei em alguns e estou me saindo bem, vou ficar nessa estratégia por uns tempos, buscando ganhos pequenos, tipo 1,5% a 2% apenas ao dia, e perda suportável de 0,5% apenas. A diferença é que ai tem que entrar com mais capital, mas se econimiza na corretagem.

    Agora to tendo é que correr atrás de pagar imposto de renda, que não sei direito como fazer.

    Continue postando suas idéias pra gente debater.

    ResponderExcluir
  6. Carolina, tentei ligar para o número indicado, mas não deu certo. Tentei com código de área 11 e 21, nenhum deu certo.

    Henrique, eu estive viajando, de sábado até hoje. Não operei nada, no máximo prestei atenção aos dados da bolsa no jornal e na TV. Pelo jeito a confusão tá cada vez mais grossa, como já se previa.

    Eu não estou operando nadinha nesses tempos. Fico só controlando a vontade de comprar! Quando vejo GGBR abaixo de 18 reais, Vale a 25, quase fico louco. Mas ainda acho que vai cair mais, então estou na espera.

    Daytrade não é para mim, não tenho tempo e disponibilidade para acessar o HB com a frequencia necessária. E pior, não tenho conhecimento para tanto!

    ResponderExcluir
  7. Putz, ainda bem que vim consultar o mestre Rodrigo hehehe

    Meu dedo tá coçando muito pra comprar Vale e Petro. Rodrigo, você acha que cai quanto mais?

    Petr4 já tá R$ 27 e a Vale5 tá R$ 25!

    ResponderExcluir