quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Uma aposta nova

Hoje resolvi me permitir uma pequena insanidade. A despeito de todas as notícias ruins que vem aparecendo sobre a empresa, me deu na idéia de comprar ARCZ6 - Aracruz Celulose. Agora no after, comprei 500 ações dele, a 2,01 cada.

É uma aposta pequena, pouco mais de 1000 reais envolvidos. Nada que vá doer, se der errado.

Agora, por que comprei logo Aracruz? Tem um lance meio emocional aí. Por um bom tempo eu vivi em uma cidade próxima a da empresa, no Espírito Santo. Quando tinha consultório, era credenciado da empresa, minha mulher também. Posso dizer que por muito tempo a Aracruz nos sustentou com seus funcionários fazendo tratamento.

Tenho amigos que trabalharam lá, alguns ainda trabalham. Lá no ES, é uma empresa super respeitada, sólida, base da economia de vários municípios da região norte. Grande exportadora de celulose para o mundo todo, talvez a maior de todas, não sei direito.

Nos últimos tempos a empresa parece estar passando por dificuldades, relacionadas a operações de hedge cambial. Teve um prejuízo bem grandinho comunicado ao mercado, ao encerrar essas operações. E por conta disso, o valor da ação foi duramente penalizado, caindo feito meteoro ao chão. Lembro de ver ARCZ6 há alguns meses rondando os 12 reais, agora tá nos 2... Tá certo que não devemos olhar os topos antigos, que podem demorar trocentos anos para voltar, mas se esse papel se recuperar daqui para a frente, tem espaço para crescer uma enormidade.

Sintetizando um pouco, e tentando colocar um pouco de racionalidade aí, eu estou apostando que os problemas da empresa são temporários, e que passada a crise, daqui a uns dois ou três anos, ela vai melhorar muito. E aí resolvi encarteirar um tantinho dela para lá na frente. É uma aposta, mas de longo prazo.

Alguns indicadores fundamentalistas, só para registro do momento:

VPA: 3,85
P/L: -2,05
LPA: -1,01

Vale registrar que a empresa vem distribuindo dividendos e juros sobre capital próprio desde 1996 ininterruptamente, o que para mim configura que o problema é do momento, e não estrutural (mas eu entendo pouco disso e posso estar errado aí...)

Bom, é uma aposta apenas. Tô comprando por 52% do que o patrimônio da empresa vale, o que me parece ótimo. O futuro vai dizer se fiz certo ou errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário