terça-feira, 14 de outubro de 2008

Taí o repique?

Será esse o repique que a gente esperava para semanas atrás, quando da aprovação do pacotão americano? Ontem deu +14%, hoje já está 3,44% acima, a festa parece estar começando.

Outros dados interessantes sobre a loucura que está o mercado. Ontem um alto funcionário da corretora Ágora disse, em uma entrevista à Radio CBN, que o pior da crise já passou. Pouco depois, li no jornal que um relatório do FMI diz o mesmo. 'Péra aí', digo eu, e o que aconteceu semana passada, já é para esquecer? Assim tão rapidinho? Toda aquela queda, sete pregões seguidos, 3 circuit break acionados em uma única semana, tudo aquilo já é passado mesmo?

Eu estou receoso diante disso tudo. Ainda não creio em alta consistente, tenho medo de logo ali na frente o ânimo virar e outra queda monumental pegar todos no contrapé. Por conta disso, não montei nenhuma aposta nova, embora esteja pensando em comprar algumas GGBR4.

Falando em apostas, estou me arrastando para fazer um dever de casa auto-imposto: verificar com cuidado as empresas que estão com indicadores fundamentalistas ótimos, altamente sub-valorizadas. Sei que já tem empresa aí com valor de mercado abaixo do valor patrimonial, mas ainda não sei quais são elas. Para um cenário de retomada e com horizonte de pelo menos 5 anos, essas são as melhores apostas, eu penso.

Um adendo antes das possíveis críticas, não é apenas por estar sub-valorizada que a empresa se torna um bom negócio. Tem que ver o porquê da sub-valorização, se é problema pontual, do momento, que claramente não vai perdurar, ou se é indício de quebradeira, problema estrutural e coisa e tal. Uma das fontes que dá para usar para saber essas coisas é aquele site "value investing" que já citei, e que consta da lista de links. Dá para ver nele as empresas 3 e 4 estrelas, e depois analisá-las com mais cuidado, juntando dados e notícias locais.

Para finalizar, apenas para não deixar sem registro as dúvidas e inseguranças do momento - uma parte de mim está me recriminando por não embarcar nesse repique, enquanto a outra parte apela para a cautela, lembrando das quedas recentes. Essa briga interna está longe de acabar, e é difícil conviver com ela. Acho que estou precisando parar para pensar melhor em qual estratégia vou utilizar nesse cenário incerto, e depois devo me ater a ela estritamente.

4 comentários:

  1. Acho que era o tal do repique mesmo. Não avisou ninguem que tava chegando e pegou uma galera de bobeira que não aroveitou a alta, eu inclusive.

    Hoje o mercado ja ta mostrando sinal de fraqueza, acho que amanhã vem outra queda por ai.

    O loucura que ta isso.

    ResponderExcluir
  2. É, minha "aposta" estava certa.
    Fechei comprado na sexta e abri na segunda feliz! 10%!

    Ficar de amador nesse negócio de bolsa é até divertido Rodrigo. Se você pensar no esquema de "aposta" mesmo, é tão divertido quanto jogar Poker ou Black Jack hehehe

    ResponderExcluir
  3. Olá Rodrigo,
    Faz tempo que não comento. Agora é tarde, mas acho que você fez certo em não entrar ontem, pois, como vc comentou, já tava enfraquecendo ontem.
    Mas acho que a bolsa pode melhorar um pouco nas próximas semanas, pois o fundo da semana passada foi bem fundo mesmo.
    Outra coisa, para quem faz trader de curto prazo o site do Dalton Vieira é leitura diária obrigatória.
    Valeu e abraços.

    ResponderExcluir