terça-feira, 28 de outubro de 2008

Comprar valor

Quer comprar ações de uma empresa por menos do que o valor patrimonial dela? Ou seja, por menos do que valem seus ativos? E ainda por cima, de uma empresa classe A, bluechip da Bovespa, ícone do mercado brasileiro?

Ahá, agora você pode! Metalúgica Gerdau (GOAU4)! Segundo o site Fundamentus, o VPA (valor por ação) da GOAU4 é de 17,71 reais, e hoje, mesmo com uma alta fenomenal de 21%, o papel está cotado em 17,30, abaixo do valor patrimonial. Outros dados interessantes da mesma empresa: P/L de apenas 4,04, LPA de 3,53.

Daqui a um bom tempo, anos talvez, vai ter trocentas pessoas se perguntando "por que raios eu não comprei ações dessas empresas quando elas estavam sendo vendidas por pouco mais que nada?".

Muitas pessoas dizem por aí que não há como ter referências no momento para dizer se um preço está alto ou baixo. Eu discordo. Há referências históricas, séries longas e indicadores baseados nos fundamentos que possibilitam dizer isso. Um deles é o VPA. Uma empresa boa vendida por menos que seu valor patrimonial é uma pechincha em qualquer época.

Posso ser meio louco hoje, por estar comprando papéis no meio dessa confusão toda, mas sinceramente, a bagunça não vai durar a vida toda, no final da coisa as empresas (especialmente as mais sólidas, tradicionais e conservadoras) vão continuar fazendo seus negócios, e a vida vai voltar ao normal. Aço vai continuar sendo matéria prima essencial à vida moderna, como petróleo também.

Eu sei que os preços podem cair ainda mais. E devem, acredito. Só que não tenho bola de cristal para descobrir onde é o fundo exato, então prefiro ir comprando aos poucos, em pontos que me agradem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário