quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Sumi do mapa!

Uma semana sem novas postagens no blog! Que vergonha!

Estive viajando nesse tempo, visitando a família que mora longe, aproveitando umas folgas acumuladas no trabalho. Nesse tempo, não fiz nem desfiz operação nenhuma no mercado, apenas acompanhei as notícias meio de longe, por telejornais e afins.

Não vi, nessa semana toda, nenhuma notícia que modificasse o meu pensamento a respeito da atual crise e conjuntura de investimentos. A bagunça continua feia e avançando, o pacotão americano não mudou nada, os pacotinhos europeus que estão saindo a conta-gotas tampouco, e portanto a ladeira continua inclinadíssima abaixo.

Eu acredito que as cotações vão baixar ainda mais. Essa é uma crise sistêmica, está mal e mal no meio, tem muito a acontecer ainda. Em crises monstruosas anteriores (71, 86, 97), a queda passou dos 80% (veja gráfico histórico da Bovespa na Enfoque). Hoje estamos em mais ou menos 48% de queda, desde o TH de maio, então espaço para cair certamente tem, e muito.

Tempos atrás eu postei um gráfico aqui, mostrando que o IBOV poderia cair a 41 mil pontos sem perder a configuração de alta de longo prazo. Bom, já passamos abaixo dos 41 mil pontos. O que isso singnifica? Que todas as análises e previsões feitas com base em gráficos desde 2002 não são mais tão válidas quanto antes. O movimento atual de queda já anulou por completo a configuração anterior. Se é que alguém aí ainda não acreditava, é mercado de baixa mesmo. As regras são outras, portanto tenha cuidado com análises de curto prazo.

Ações para o momento:

Nenhuma. Quieto olhando a bagunça rolar. Apesar da tentação que parecem os preços atuais (Gerdau a 15 reais é inacreditável!), não me parece ainda um ponto de entrada relevante. Acho que cai mais, não sei quanto, mas bem mais. E outra coisa que acho é que a recuperação não vai ser rápida. Em crises anteriores levou anos para voltar aos topos, não tem porquê agora ser rapidinho. Por isso, também não precisamos ter pressa no retorno às compras.

Para ser bem sincero, ao invés de compras, ando pensando em vendas. Vender as posições que montei tempos atrás (Petr4 a 36 e 33, Vale a 39 e 36) e esperar para comprar bem mais abaixo. Vale a pena dependendo do quão mais abaixo tudo isso vai. Só que esse é exatamente o detalhe que é impossível de saber.

6 comentários:

  1. É... A coisa tá complicada. Eu já dei ordem de compra, pegarei a cotação de amanhã (fundos de investimento :( ).

    Mas já estou fazendo meu contrato numa corretora, quero operar diretamente. A Vale e Petro estão sempre abrindo em alta e fechando em baixa, acho que dá pra tirar uma lasquinha no meio dessa crise.

    ResponderExcluir
  2. Se você reconhece um padrão aí, de abrir em alta e fechar em baixa, pode montar uma operação comprando no fechamento e vendendo na abertura.
    Eu só aponto o perigo de identificar padrões em um movimento aleatório... os tempos estão tão confusos que eu não vejo padrão algum na loucura atual do mercado. Hoje mesmo, abriu em forte alta, fechou em forte baixa. Foi do +4 ao -4 em um dia apenas, loucura total.
    Meu lance tem sido apenas olhar o movimento. Depois das perdas todas que já tive com várias apostas, decidi manter uma única estratégia, que é esperar pontos bons de compra, e apostar apenas no longo prazo. Quero, dentro desse pensamento, comprar papéis das empresas que restarem incólumes dessa crise, e manter em carteira durante toda a retomada. Uma operação dessas pode render 300, 400%, com o devido tempo.

    ResponderExcluir
  3. De fato.
    O problema é encontrar o ponto baixo e saber quando será a retomada.

    E o pior Rodrigão, é que pelo que ando vendo, essa crise deve durar até meados do Julho de 2009.
    O meu longo prazo tem que ser de 2 anos, porém to achando que o tempo ideal será de 3 anos.,

    Cara, como entrei em Julho, e ainda em fundos de investimento, já perdi quase 50% na Vale.

    Sobre os padrões que eu disse que percebi, realmente só percebi, são sem fundamentos. Mas mesmo que eu erre várias vezes, acredito que vou "perder menos" do que estou perdendo nos fundos de investimento.

    ResponderExcluir
  4. Sem querer ser chato, mas novamente essa história de "tá barato"....não adianta mais olhar para o TH das ações e achar que R$ 15,00 é barato pois a ação chegou a R$ 44,00...os fundamentos são totalmente diferentes. Pegando a Gerdau, quando estava a R$ 44 as perspectivas futuras eram totalmente diferentes, o custo de capital que descontava o fluxo futuro era outro. Hoje o preço futuro esperado das commodities é totalmente diferente, o custo de capital é muito maior. Tem muita ação que já voltou aos preços de 2002. Gerdau ainda tá muito cara por este prisma. Será que um dia volta aos 44 ?

    ResponderExcluir
  5. Aí Marcelo, mandou muito bem! Realmente ficar comparando preços atuais com TH é u8m mecanismo ilusório que pode levar a compras mal feitas. Os preços dos ativos refletem sempre as expectativas futuras, e não as passadas.

    É por saber um pouco disso que não estou comprando nada no momento. Sinto uma "coceira nos dedos" ao fazer essas contas comparativas, mas ao mesmo tempo não vejo ser esse ainda um bom momento para apostas. Realmente os preços tendem a cair ainda mais, e as referências que permitirão dizer se está "barato" ou "caro" serão também outras.

    ResponderExcluir
  6. Phphones, eu detesto fundos de investimentos em ações. Embora já tenha ganhado uns bons trocos com eles em 2007, me incomoda muito a regra D+1 na saída, que ao meu ver transforma o investimento em loteria.

    Na minha opinião, operar diretamente é bem melhor. Pelo menos você se sente bem mais responsável pelas decisões, e também se sente mais compelido a acompanhar mais de perto as cotações e as notícias a respeito.

    ResponderExcluir