quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Repiquinho de nada!

Subida forte no primeiro dia, subidinha merreca no segundo, mega queda no terceiro! Alguém aí ainda duvida que estamos em tendência de queda? E em tendência de queda, o que os preços fazem, normalmente, é cair!

Ainda bem que eu estava receoso dos otimistas. Acho que o pior ainda não passou, e que esse buraco não chegou ao fundo. Mas não tenho dados para embasar a 'achologia'. É só palpite mesmo.

Bom, hoje eu desempatei a dúvida anterior. Resolvi fazer duas jogadinhas.

- A primeira foi uma troca de ativos. Aproveitando uma momentânea igualdade nos preços, troquei ELET3 por VALE5. A idéia por trás dessa troca é a de que a Vale tem maiores possilidades de alta em um cenário de retomada, no longo prazo. E outro motivo foi bem menos nobre - baixar o preço médio da minha posição em Vale5.

Eletrobras foi uma compra que desde o princípio, não me agradou. Entrei no momento errado, apostando num rompimento de resistência que não se confirmou. Resultado, entrei no topo, e dali para frente só perdi valor. Ao mesmo tempo, foi um papel razoavelmente defensivo, pois nessa bagunça toda foi um dos que menos caiu até agora, dos que acompanho. Mas para o futuro, não vejo grandes perspectivas para esse papel. Em uma retomada, vai subir até onde já esteve, mas não acredito que vá muito mais longe. Vale5 já me parece mais promissora.

- Outra operação foi uma compra de um lotezinho de GGBR4. Pretendo comprar mais dessa ainda, mas com o tempo. Vou comprar aos poucos, como já venho fazendo com Petr4 e Vale5. Motivos para a compra são os fundamentos da empresa, que são ótimos.

O horizonte dessas operações é de muito longo prazo. A menos que eu vá comprar um apartamento, essa grana vai ficar nas ações, nem que seja esperando uma retomada distante. A idéia por trás é investir em valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário