segunda-feira, 12 de maio de 2008

Como configurar stops

Já fiz uma porção de besteiras com stops nessa minha curta carreira de operador. Perdi dinheiro, especialmente em março, com stops mal definidos. Tomei uns violinos (o papel caiu, acionou o stop e subiu em sequência) em NATU3, PETR4 e CSNA3, que me fizeram sair de posições que nada tinham de perdedoras.

Cheguei por momentos a pensar em operar sem stops definidos. Uma vez que escolhi papéis com clara tendência de alta (pré-requisito), posso deixar flutuar sem configurar stops, pois com o tempo o papel retoma o valor. Essa é uma das idéias.

Mas não concordo com isso assim fácil. Acho importante ter stops configurados, para proteção. Se perdi com stops mal configurados, muito mais arrisquei perder por não ter stops, na época em que investia em fundos de ações.

Estratégias para definir stops

- Abaixo do suporte mais próximo. Vale para operações bem curtas, talvez até day-trade. Em operações mais longas, é alto o risco de dar violino. A ação fica com pouco espaço para flutuar.

- Abaixo do suporte mais relevante. Bom para MP, especialmente. O ruim é que muitas vezes o suporte está muito longe do preço pago. Isso acontece quando se compra no meio de uma trajetória de alta forte. Aí o stop, tão longe, não proteje muita coisa.

- Abaixo do suporte do gráfico semanal. Mesmos problemas do item anterior. Em geral fica muito longe do preço pago. Mas nesse caso tem a vantagem de ser um suporte mais relevante.

- Abaixo da linha de tendência de alta (LTA). É uma estratégia interessante, já que é possível atualizar o stop de tempos em tempos. Acompanha a evolução dos preços. O ruim é que linhas de tendência são figuras inventadas, na verdade. Cada um as traça como deseja, ou seja, não são fortes psicologicamente no mercado. Suportes são mais visíveis a todos.

- Alinhadas com Médias Móveis. É a estratégia que resolvi usar agora. Tem a vantagem de seguir a subida dos preços, como as LTAs. Só que são mais visíveis, ao meu ver. As ferramentas de gráficos dos HBs as traçam quase automaticamente. Em geral, os preços estão em uma faixa interessante quando se mantém acima da MME de 22dd, e entram em queda pronunciada quando cruzam essa média para baixo. Então, ter um stop na linha da MME22 me parece sensato. Acompanha os preços (desde que eu o realinhe, claro, não é um stop-móvel) e protege de perdas mais significativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário