domingo, 4 de maio de 2008

Where do we go from here?

Ok, investment grade taí. E daí, em que isso vai afetar mesmo? Os otimistas acreditam em IBOV a 73 mil pontos. Eu não sei...

O que sei é que acho que os preços deram um pulo muito irreal na 4a feira. Alguns já recuaram um pouco na 6a feira, mas não muito. Eu já estava achando muitos preços altos demais antes desse IG, agora me parecem uma bolha de sabão flutuando no ar. Irreais, até.

Mas, dizem alguns entendidos da coisa, que em relação ao resto das economias mais sólidas, os preços do mercado brauzca ainda estão apetitosos. Será? Eu ando muito temeroso, achando que já fomos longe demais e que está na hora de uma baita correção. São 5 anos aí só de altas, e altas expressivas! Altas não duram para sempre...

Outro detalhe psicológico - estou me sentindo meio pressionado, internamente, para entrar no jogo agora que rompeu resistência. Como se fosse uma obrigação de estar comprado nessa hora, de ter algo em carteira para aproveitar esse pulo aí. Mas tem um outro lado na questão. Eu não acredito nessa alta, que me parece uma bolha. E os preços já estão altos pacas, difícil fazer um bom negócio nessa hora.

Fico pensando que os bons negócios são feitos no andar contrário da multidão. Então, seguindo a regra, os ganhadores agora estão vendendo seus picos, e não comprando. Comprar agora é o óbvio, é o que todo principiante faria, entusiasmado por notícias de jornal.

Só que ficar de fora gera uma culpa enorme. Como se me sentisse um boboca, um patetão que não está aproveitando uma das maiores ondas de valorização que já houve aí na Bolsa.

Pensei em investir num fundo Bovespa, para acompanhar o índice, sem o custo de escolher as ações. Mas fundos são aquela encrenca na hora de sair... e tem também a impressão de que o melhor da festa já passou... (pode não ter passado, essa é outra história).

Tô pensando em encontrar ações que não tenham disparado no IG, ou que tenham já retornado para perto de suas MM. MMXM3 é uma dessas, BRAP4 outra. Preciso ver outras mais. WEGE3 foi recomendada pela corretora. Tô pensando em seguir a indicação.

Dúvidas, dúvidas. Essa brincadeira de bolsa de valores é um oceano de dúvidas. òtimo exercício para quem tem dificuldade de tomar decisão, como eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário