quarta-feira, 21 de maio de 2008

Psicologia do investidor

Acho que já abordei aqui que a chave mesmo do sucesso nesse mercado de renda varáivel é o controle das emoções. É decisivo. Quem consegue manter a linha, a razão, a estratégia definida mesmo no calor da bagunça é um gênio.

Porque é difícil. Com o mercado aberto, as cotações subindo e descendo ao sabor das ordens dadas, é complicado se manter frio e calculista. É muita mensagem ao mesmo tempo, muitas possibilidades, muitos caminhos possíveis.

Vou dar um apanhado das minhas posições, e das minhas muitas dúvidas a respeito.

PETR3 - Delícia, quase 16% de valorização no momento. Incrível, fantástico! e continua subindo, nenhum indicador aponta venda. Vou mantendo. Dúvidas? Claro! Deve vir uma realização aí, e aí o preço vai cair. Vendo logo que a maré virar? Ou mantenho na carteira pensando no longo prazo? Entrei pensando no LP, mas dá uma vontade danada de realizar um lucro fabuloso. Outra dúvida é até onde mais pode subir esse papel depois dessa valorização toda. Porque pode ficar andando de lado o resto do ano, nunca se sabe. Estava andando de lado desde dezembro até abril, por exemplo.

VALE5 - Em lucro, mas oscilante. Subiu bem dia desses, beliscou os 60, mas caiu. Não fiz nada a respeito. Gráfico ainda lindão, reta empinada acima. Nessa não tenho muitas dúvidas. Vou ficar em dúvida quando ela chegar acima dos 60 de novo, o que representa mais de 10% de valorização, meu target usual.

MMXM3 - No lucro. Assim como a VALE5, subiu bem, foi a 57, mas caiu depois. no gráfico para LP continua muito bem. Dúvidas? Penso algumas vezes em vender, já que não sei muito dos fundamentos da empresa. Como comprei a 52,37, chegando nos 57 é quase 10%. Dá vontade de realizar e garantir o lucro da jogada. Só que a tendência de LP dela se mantém intocada nos gráficos, e por isso vou ficando.

WEGE3 - Me dei mal até agora. Tá no prejuba, pequeno. Subiu quase a 22, mais caiu logo. E continua caindo, para piorar. E eu assistindo. Deu vontade de vender com preju e comprar algo mais promissor. Mas sabe o que eu achava promissor quando pensei nisso? BBDC4, que desde ontem tá em queda. Essa eu comprei por indicação fundamentalista da corretora, o que por vezes me parece um erro, já que eu não sou dos mais fundamentalistas. Por mais que fale em LP, fico sempre tentado a fazer jogadas mais rápidas. Me incomodam as quedas do meio do caminho.

VCPA4. Mais uma jogada "de gênio". Acreditei num rompimento de LTB. Me dei mal, claro. Até subiu um pouquinho dias atrás, passou o preço de compra, mas de quatro dias para cá só cai. Voltou ao padrão dela, operando dentro de um triângulo que não permite inferir para onde vai. Dúvidas? É outra que deu vontade de vender para comprar BBDC4. Até porque a alternativa na minha lista no dia que comprei era essa. Talvez tivesse sido melhor, mas não seria grande diferença. Dúvidas além dessa? Mantenho essa ação na carteira, mesmo em queda, até quando? Tem stop nos 50,50, mas será que vale pensar em MP ou LP com essa? Eu gosto da empresa, os Votorantim são muito bons, mas... quem faz o preço das ações não são eles, é o mercado.

No final das contas, a maior parte das dúvidas se refere a agir ou não agir no calor do momento. Aguentar as quedinhas do caminho ou realizar sempre que possível? Fazer jogadas rápidas ou continuar pensando no LP?

A verdade é que eu tenho dificuldade de operar no verdadeiro LP, de encarteirar e esquecer. Fico olhando os gráficos todos os dias, e os movimentos, especialmente as quedas, me dão muita vontade de agir. Me sinto mal quando o papel cai, me dá a impressão de não ter feito uma boa escolha, ou de não estar gerenciando a carteira direito.

Só que eu sei que quem ganha dinheiro mesmo são os que operam no LP. São os que suportam o movimento sem se abalarem. São os que não enriquecem a corretora e o governo com taxas e impostos. Por saber isso tudo fico numa dissonância cognitiva danada, sem saber para onde ir e o que fazer.

Talvez a decisão sobre que estratégias tomar no mercado deva levar mais em consideração características psicológicas do investidor. Talvez meu tipo seja mais para o swing trade que para o buy and hold. E talvez isso não seja um erro, mas adequação dos pontos fortes às oportunidades. Bom, essa é outra dúvida.

Um comentário:

  1. Cara.. meu problema é o mesmo teu; não sei se devo investir no LP ou tentar lucrar aos poucos com vários trades... tipo agora eu to com BTOW3, várias corretoras e bancos recomendando compra e com grandes projeções pro fim do ano... sei lá...
    parabéns pelo blog

    ResponderExcluir