quarta-feira, 7 de maio de 2008

Novas posições

Hoje entrei de novo na Bolsa. Analisando as ações ontem, resolvi montar quatro nvvas posições, que vou explicar mais adiante.

A idéia de montar posições neste momento veio por conta do bom momento da Bovespa, com o rompimento de topo histórico. Esperei uns dias por uma queda, mas ela não veio, pelo contrário, só subiu até ontem.

Seguindo a estratégia que pensei e abordei aqui tempos atrás, resolvi comprar ações para longo prazo, e outras como aposta. As de longo prazo foram PETR3 e VALE5. Essas duas foram compradas com base em gráficos semanais, e muito por conta de rompimento de resistências (topos históricos).

PETR3 rompeu topo histórico recentemente. As tendências de longo prazo são de alta, médias móveis em alta, MACD cruzando a linha de sinal no semanal. Comprei um tanto caro, a 54,34, mas dentro do que eu tinha definido. Infelizmente no restante do pregão o papel caiu, fechando a 53,62. Mas a estratégia neste papel é de longo prazo mesmo, então, nada de saídas. Se cair, devo dar um jeito de comprar ainda mais. Configurei stop em 50 reais, mas é capaz até de eu retirar esse stop. Vou pensar nisso.

VALE5 estava bem próximo ao rompimento do topo histórico. Entrei acreditando que isso vai acontecer em breve. Papel rompeu todas as linhas de canal de baixa, e topos mais recentes. Canal de alta recente, MACD já cruzado no semanal. Assim como a PETR3, pelo jeito comprei pertinho da máxima do dia, a 55,21. Caiu ao longo do pregão para 53,98. Também como na PETR3, a estratégia é de longo prazo, comprar e manter. Se cair, devo comprar mais, sem vender as que tenho.

MMXM3 comprei por conta da tendência de alta no gráfico semanal. Fiquei esperando uma boa baixa, e um pouco mais, esperei acabar a baixa e recomeçar uma alta. MACD já cruzado para alta há dias. Espero que a tendência de alta permaneça após esse retorno para perto das médias. Essa é uma aposta. A empresa é mineradora, setor em forte alta nesse ano. E é uma empresa de crescimento rápido, o que também ajuda. Vamos ver no que dá. Bom, comprei essa como aposta, mas não para jogo rápido. Quero acompanhar a tendência no tempo, enquanto ela se mantiver ativa.

WEGE3 comprei por indicação da corretora. Fundamentos muito bons, a contar pelo relatório da corretora. No gráfico vem em tendência de baixa já há algum tempo, o que não é muito bom. Reverteu dos 17,20 há poucos dias. Comprei a 20,20 e novamente dei azar, pois caiu e acabou fechando a 19,95 no final do pregão. Vamos ver para onde isso vai, se os analistas fundamentalistas da corretora acertam nessa. Pelo relatório deles, não é jogada rápida. Essa eu ainda não sei como vou tratar. Talvez eu venda perto da LTB, que passa nos 22 reais. Já seria uma boa valorização.

2 comentários:

  1. Boa noite!

    cheguei no seu blog por link de outro (iniciante na bolss), e li todos os posts. Nao pude deixar de me divertir em alguns momentos por me sentir na mesma situacao! Sugiro que procure um curso de analise tecnica, vale a pena!

    Abracos, bons trades!

    ResponderExcluir
  2. Opa, um leitor! Obrigado pelo comentário!
    Agradeço também a sugestão para eu fazer um curso de análise técnica. Tenho analisado algumas ofertas, mas até agora não deu para entrar, ou por incompatibilidade de datas ou por custo muito alto. Mas tenho certeza de que um curso seria ótimo neste momento.

    ResponderExcluir