domingo, 15 de junho de 2008

Alguns critérios interessantes para compra

Tenho percebido que na hora de comprar, estou sendo um tanto afoito, agindo sem consistência, sem uma análise bem feita do momento e do papel. Exemplo disso foi a última compra que fiz, aumentando minha posição em VALE5 no meio da queda do papel.

A partir disso, fiquei pensando: que critérios adotar como padrão mínimo de análise para uma boa compra?

- Suportes e resistências. O primeiro passo é verificar onde estão os suportes e as resistências mais próximos, assim como os mais significativos. Se o papel estiver longe do suporte, não vale a pena entrar. Deve-se esperar o papel cair para perto de um suporte significativo, o que mais cedo ou mais tarde vai acontecer. Mas tem que esperar bater no suporte e retornar, pois comprar ação em queda é bobagem. Mais um detalhe - verificar a altura do canal também vale a pena, pois às vezes a flutuação é de poucos pontos percentuais e não vale o risco da operação.

- Médias móveis. Verificar no gráfico diário as MMEs. O ideal é analisar o comportamento de cada papel, mas de forma geral, esperar um retorno dos preços para abaixo da média móvel de 60 dias é geralmente uma ótima pedida. Mas é bom também atentar para a média curta, de 5 dias, que deve cruzar para cima a média de 22 dias, para indicar que a reversão já veio e a alta é consistente.

- IFR. Índice de força abaixo de 30 é uma zona boa de compra. Claro que não dá para usar esse indicador sozinho, pois o papel pode ficar abaixo de 30 por bastante tempo, ou mesmo cair bem abaixo disso, num despencar violento. Então, IFR na zona de sobrevenda, em papel com tendência de LP de alta, é uma boa pedida. Pode-se ver a tendência de LP nos gráficos semanais. Inclinação ascendente das médias móveis, e respeito ao canal de alta são garantias.

O grande desafio é se manter nesta linha no meio da batalha, atento a estas regras quando o mercado está aberto e as cotações pulam na tela. Requer paciência para esperar as viradas do jogo sem se preocupar tanto de estar "perdendo bondes". Requer grande disciplina. Não sei se tenho essa paciência e disciplina, mas se não tiver, tenho que desenvolvê-las. Operar sem essas características é pedir para perder dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário