terça-feira, 24 de junho de 2008

Fim da aposta em VCPA4

Vendi as minhas VCPA4 agora no after market. Encarei um prejuízo para lá de desagradável de 18,77%, ou em reais, R$ 1028,41.

Pensei, pensei, pensei, e decidi vender. Não foi fácil essa decisão. Não está fácil nem agora, depois de tomada. Vou tentar expor os motivos que me levaram a ela, até para entender melhor todo o processo.

Motivos para manter, primeiro. O que me manteve com o pepel esse tempo todo que esteve em queda foi o nome Votorantim. É uma empresa pra lá de sólida, trocentos anos de mercado, reputação boa. Eu acreditava que a queda era momentânea. Para ser bem sincero, até agora não sei porque caiu tanto. Os relatórios de análise fundamentalista que a corretora disponibiliza para esse papel não falam nada de condições recentes. E em notícias na internet tampouco achei algo significativo.

Outro fator que segurou o papel em carteira é que eu sou um mau perdedor. Odeio perder dinheiro, e no jogo com ações, a gente só perde mesmo quando realiza. Então fiquei evitando realizar todos esses dias, só assistindo cair e torcendo para uma virada que não veio. Era sempre aquela esperança vã, sem fundamento de análise, de que "amanhã melhora".

Motivos para vender, então. O papel está numa queda impressionante, sem sinal algum de fundo ou sequer de recuperação momentânea. Pode muito bem cair muito mais, sem nada que o segure. Olhando os gráficos, perdeu LTA no diário (faz tempo), no semanal, e até no mensal. A hora de sair nem era agora, já passou faz muito tempo, eu é que comi mosca nessa.

Não se justifica a minha esperança de retomada próxima. Olhando dados históricos, já teve época desse pepel ficar mais de ano caindo, e de perder muito mais que os 18% de agora. Não estou a fim de esperar anos por uma recuperação.

A idéia da venda então é cair fora do barco enquanto a perda ainda é só desagradável, e não catastrófica. O papel não é nenhuma Petrobras ou Vale para justificar carteiradas infinitas.

Análise e aprendizado com o erro:

Eu preciso aprender a ser mais frio, mais analítico, mais calculista. Me apego às ações, o que é um erro crasso. Preciso comprar e vender elas sem emoção alguma, preciso ganhar ou perder também sem emoção alguma. Isso ainda está longe de acontecer, mas eu sei que é o que eu preciso ser capaz de fazer.

Com esse mercado todo em queda aí fora, agora é a hora de olhar mais e operar menos. Hora de aprender como o jogo é realmente jogado, e de minimizar danos. Os tempos fáceis já se foram, se voltam ninguém sabe. Com o cenário econômico que as notícias trazem, com volta da inflação e outros monstros, sei não. Capaz de ter chegado o bear market que há tantos anos já se esperava.

Bom, e quanto às minhas outras posições? Essas ainda vou manter um tanto mais. Petrobras e Vale ainda estão dentro de seus canais de alta no LP, o que não justifica saídas no momento. Mas vou acompanhar bem de perto esse jogo.

3 comentários:

  1. Olá camarada.

    Eu acompanho seu blog e vejo como está evoluindo, parabéns :)

    Também estou em posição de alerta com alguns papéis, pra ser mais exato: BTOW3, CSNA4 e ITAU4.

    Nada grave são pouco mais de 200 reais em cada, e nenhum deles tem projeção ruim a médio prazo.

    No mais, PETR4 e VALE5 por mais que caiam, são rochas no LP, então não há o que preocupar.

    Sua atitude foi bem mais digna do que a do cidadão do comentário abaixo:

    http://dinheirama.com/blog/2008/06/20/investimentos-entre-o-risco-e-a-cautela/

    abraços e continue escrevendo :)

    ResponderExcluir
  2. Rods,

    acho que você quis dizer no penúltimo parágrafo que é capaz de ter chegado o "bear market" e não o bull.

    O bull market é o da tendência de alta. ;)

    http://en.wikipedia.org/wiki/Market_trends

    No mais, bons trades pra você.

    ResponderExcluir