sexta-feira, 6 de junho de 2008

A perda ensina mais que o ganho

Perder dinheiro dói. Mesmo quando não é de verdade. Faz a gente repensar tudo que tá fazendo, em busca de erros que possam ser consertados.

Percebi hoje que o que me aconteceu com a GGBR4 me influenciou demais, e não foi num bom sentido. Eu fiquei com uma impressão ruim de perda, porque vendi a ação a 64 reais, e depois disso ela subiu até 82. Foi uma perda hipotética, uma perda do que poderia ter ganho e não ganhei.

Com base nesse caso, eu deixei a estratégia vencedora de abril, e tentei operar em maio com uma estratégia mais de longo prazo. Mudei o foco, e me preparei para enfrentar o sobe-desce das cotações com mais calma, aguentando as quedas momentâneas do caminho.

Bom, no princípio tudo estava ótimo. Porque tudo sempre fica ótimo quando a gente tá ganhando, quando tudo está subindo. Petrobras e Vale romperam resistências e atingiram topos históricos, e eu compradão e feliz. Mas veio a queda. E eu naquela de suportar as quedas do caminho, nem me importei. Fiquei só olhando, e pensando em ver onde acabava a descida para comprar mais.

E nessa tocada, maio se foi todo. Encerrei apenas duas operações no mês, todas duas com lucro, mas nada muito significativo. Vendi WEGE3 com 7%, e joguei fora MMXM3 com apenas 2% de valorização num erro com stops. Pouco ganho para um mês inteiro.

Pode bem ser que na hora que a maré virar pra cima de novo, eu repense tudo isso que estou escrevendo. Mas hoje, me parece que a minha estratégia anterior, bem swing-trade, era melhor que essa de hoje. Pelo menos o ganho era bem mais palpável, aparecia na conta diretamente. A ganância de ganhar mais, de aproveitar os canais inteiros, me levou a mudar de tática, e o resultado nos números frios não está sendo grande coisa. Talvez seja melhor voltar ao foco anterior de realizar lucros dentro de canais pré-definidos.

Afinal de contas, lucro bom é lucro no bolso, e não o lucro teórico das cotações do momento. E se eu alcançar com consistência minha meta de ganhar pelo menos uns 2 a 3% sobre o total investido todo mês, tá mais que bom, tá ótimo.

2 comentários:

  1. Não tenho experiência com ações e acho delicado dar palpite na vida dos outros, ainda mais quando se trata de dinheiro. Mas minha intenção é apenas passar um ponto de vista e acho que o blog é pra isso mesmo, certo?
    Na minha opinião, você tá fazendo vários experimentos, então é normal ter perdas (ou deixar de ganhar). Pra visar lucro, eu estabeleceria um plano, pensado com calma e seguiria À RISCA esse plano, sem mudar de estratégia (é o que a galera mais experiente ensina, pelo que tenho visto).
    Acho que quem tá começando precisa definir se o objetivo inicial é ter lucro ou ganhar experiência. Senão, é difícil lidar com as baixas.
    Espero que não leve a mal o comentário. Estou gostando muito de acompanhar teu blog. Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Supersimpson, obrigado pelo comentário! Que foi preciso na análise, aliás. Realmente estou fazendo exprimentações, tentando diferentes estratégias de ação.

    O objetivo no geral é aprendizado, mas não abro mão de ter um lucrinho nesse processo... não é só porque estou aprendendo que tenho que perder dinheiro, não é mesmo? Nesse primeiro ano a meta é superar a renda fixa, no total do ano.

    Ainda não cheguei no PLANO preciso, que possa seguir à risca. Aí falta aprendizado mesmo, experiência, conhecer mais as ferramentas de análise. Mas estou evoluindo nesse caminho, acho.

    Um dos meus objetivos com esse blog é mostrar pros que estão iniciando nisso como eu, as inseguranças, as dúvidas, e os muitos erros que a gente comete nesse caminho. As revistas insistem em mostrar os pouquíssimos que fazem um milhão, as exceções na multidão de investidores, e eu quero dar uma pequena mostra de um outro lado, das dificuldades de decisão, da incerteza da borda direita do gráfico, da dificuldade que é ganhar dinheiro de verdade nesse jogo todo.

    Agradeço sua leitura, e seu comentário. Apareça sempre, e continue postando suas opiniões.

    ResponderExcluir