domingo, 15 de junho de 2008

E critérios interessantes para venda?

Aí a porca aperta. Se não estou comprando lá muito bem, na ponta da venda estou pior ainda. Não estou sabendo identificar os pontos melhores para venda. Nem critérios adequados para isso eu tenho. Preciso estudar mais e desenvolver uma estratégia.

Em abril, eu segui um tanto as orientações dos analistas gráficos da corretora. Acompanhei o fórum diariamente, e lia os boletins diários da corretora. Algumas posições foram construídas com base nesses dados, como a GGBR4 e a LREN3, que me deram bom lucro. Entrei nessas ações com ponto de saída definido, próximo à resistência mais significativa. Deu certo.

Em maio, mudei de estratégia, influenciado pelo que aconteceu com a GGBR4, que subiu uma monstruosidade depois de eu vendê-la. Decidi jogar mais no LP, mantendo bons papéis em carteira. Não defini pontos de saída, pois a idéia era acompanhar a alta dos papéis (escolhi papéis em clara tendência de alta nos gráficos semanais) suportando as variações do caminho. Nessa estratégia, assisti Petrobras e Vale atingirem topos históricos, e não realizei o lucro. Até comprei mais Vale em momentos de queda aos suportes anteriores (que não foram respeitados, snif, snif).

Preciso encontrar uma estratégia que una as duas anteriores de forma eficiente. Preciso ser capaz de acompanhar uma tendência de alta pelo tempo que ela dure, mas que me faça sair do barco em hora apropriada. Ou seja, preciso ter capacidade de identificar os topos. Hoje eu não sei fazer isso com competência, porque fico acreditando que pode haver uma virada no dia seguinte. De dia seguinte em dia seguinte, as quedas vão acontecendo, e quando vejo, é tarde demais para sair.

Me faltam critérios claros de saída. Percebo isso com clareza à medida que escrevo essa postagem. Para compra fui capaz de elencar pelo menos 3 bons critérios, mas para venda, nenhum até agora. Estou realmente precisando estudar melhor essa parte da estratégia de investimentos.

2 comentários:

  1. Fala Rods! Acompanho uma comunidade bastante ativa pelo Orkut.. é como um fórum intraday onde os colegas trocam infos o tempo todo... ajuda muito no meu aprendizado, pois me identifico com o que vc escreve aqui. Vc tem Orkut ?

    Abs
    Kan

    ResponderExcluir
  2. Kan, não tenho Orkut. Já tive, mas num ataque de paranóia, deletei o perfil. Na verdade não sinto falta, por isso nunca fiz de novo.
    A corretora que opero tem um bom fórum intraday, que costumo acessar.

    ResponderExcluir