sábado, 14 de junho de 2008

Comprar no rompimento? Não!

Tempos atrás postei sobre compra no rompimento de resistência, se valia a pena ou não. Os analistas gráficos da corretora sempre indicam como pontos de entrada os suportes e as resistências. Entra-se quando cai ao suporte, ou quando supera a resistência.

Eu comprei Vale e Petro perto do rompimento de suas resistências, fato que acabou por acontecer poucos dias depois. Valeu a pena? Valeria, se eu tivesse realizado. Mas como fiquei encarteirado, não valeu não.

A conclusão, que pode estar errada mas é a de momento, é de que numa estratégia de longo prazo a compra deve ser perto do suporte, e não no rompimento da resistência. Deve-se comprar num bom retorno para abaixo de médias móveis de 60 dias, pelo menos, que geralmente é uma área de boa compra. Mas com um detalhe, em papéis com tendência de alta no semanal ou mensal, para garantir que a baixa é momentânea. Ou papéis confiáveis, de empresas com ótimos fundamentos.

Como conseguir isso? Paciência, muita paciência. Evitar entrar na onda, no fervor de compra dos mercados de alta. Esperando, um dia cai, sempre cai. Aí é a hora de entrar. Deixa cair bem, e quando todo mundo nos fóruns estiver gritando e xingando o papel, aí é a hora de comprar.

Por falar nisso, estamos chegando perto de uma hora dessas. Acho que a queda ainda está no meio (olhando gráficos semanais é isso que parece). Quando o desespero do povo estiver no máximo, vou tirar toda a grana da renda fixa e aplicar em blue-chips. Aí pego a subida de volta toda, e recupero a queda em dobro.

Um comentário:

  1. Tenho acompanhado seu blog e estou gostando pois alem de estar aprendendo tenho me identificado muito rss pois a maioria dos erros se parecem com os meus..
    Além de outros como: Precisei perder minhas petr3 com um bom preju pra aprender que nao se coloca stop em papel de longo prazo.
    E o principal (esse eh tipico) Comprar no suporte e vender na resistencia. Vi minhas vale/petro subirem nas alturas e olharem pro chão e no meio do caminho tinha um stop !!! rss ou seja, perdi os ganhos. Como nao vendi tds as vale, ainda tenho um pouquinho com preju.
    Mas concordo contigo que esta chegando a hora de pegar essa nova onda de alta e apostar a fichas...
    Só cuidado, pois precisamos de um sinal de reversão... e agora, chegando nos 74mil, eu vendo denovo, e entro se fizer um pullback ou algo do genero :)
    O importante eh fazer sempre manejo de risco (no maximo 2% de perda por operacao e 6% por mes), pra nao acabar com seu capital...
    Abraco amigo e suce$$o !

    ResponderExcluir