sábado, 14 de junho de 2008

Considerações sobre o momento

Mercado em queda é outro jogo, bem mais difícil. É a hora que os principiantes como eu se assustam e entregam valor para os profissionais. Só que eu não pretendo entrar nessa pilha, até porque já fiz isso em crises anteriores. Essa é a terceira ou quarta crise que atravesso, nessa curta carreira de investidor.

O fato é o seguinte - eu estou comprado, em VALE5, PETR3 e VCPA4. Mais concentrado na Vale que nas outras. De todas, só a Petro tá positiva, mas em muito pouca coisa. Na Vale tenho um prejuba bem grandinho pro meu gosto, e na Votorantim tô uns tecos abaixo.

Eu fiquei assistindo a queda, pensando a cada dia o que fazer, e sempre concluindo que o melhor era ficar quieto. E quieto fiquei, não vendi nada. Por quê? Porque minhas posições são em empresas altamente sólidas, em que a chance dos preços se recomporem mais à frente são enormes. Vender agora seria realizar um prejuízo grande e desnecessário, coisa que não pretendo fazer.

Por outro lado, penso em fazer uma jogada na Vale, aproveitando a queda. Poderia vender, todas ou uma parte das minhas ações, e recomprar mais abaixo. Seria possível, ao menos em tese, comprar mais ações com o mesmo dinheiro. Só que é tudo altamente incerto. Será que cai o suficiente para valer a pena? Porque a jogada não é isenta de custos, vai corretagem e taxas na saída e na nova entrada. Pra dar certo a queda tem que compensar esses custos com alguma vantagem. Vou fazer uns cálculos para ver se dá jogo aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário