sábado, 14 de junho de 2008

Caindo...

Tem um lance aí no momento que é engraçadinho... eu passei os últimos tempos preocupado com a queda que viria. E não é que quando veio, eu estava totalmente comprado e não fiz nada?

O que isso me ensina é que estou precisando mesmo de um curso de análise gráfica, para aprender a usar melhor os indicadores, e a confiar mais nas análises. Fiquei assistindo a queda, dia-a-dia, sempre com a dúvida do que aconteceria no outro dia. Sempre acreditando que talvez a recuperação viesse logo. Ela não veio, não até agora.

Outras considerações - a estratégia swing que eu usava antes cada vez mais me parece melhor que essa de longo prazo. Veja, eu entrei no rompimento das resistências (um pouquinho antes) em Vale5 e Petr3. Depois disso, subiram legal todas duas. Eu poderia ter realizado um lucro muito simpático. Mas deixei rolar, e a queda veio, sorrateira, um pouquinho a cada dia. O resultado é que todo aquele ganho se foi, e mais, os preços caíram bem abaixo do valor que comprei. Todo o movimento de subida que eu peguei, foi anulado. No final das contas, ter ficado comprado nesse tempo foi só... perda de tempo. Ainda que recupere o ganho no futuro, o que é muito provável, esse tempo aí foi perdido, simplesmente.

Mas por que troquei de estratégia? Ganância é a resposta. Aquelas subidas empinadas que aconteceram em vários papéis, depois do investment grade, me deixaram por demais iludido. Ao invés de garantir meus 10% desejados de antes, passei a pensar que deixar o investimento parado levaria a ganhos maiores. Até deu, Petr3 chegou a 16%, mas mesmo assim eu não realizei.

Ensinamentos disso tudo - já falei do curso, ali em cima. Outro é se ater mais a uma estratégia consistente. Evitar entrar no jogo da ganância. Ser mais cauteloso, quem sabe. Garantir os ganhos mais cedo, já que dinheiro bom é dinheiro no bolso.

4 comentários:

  1. Qualquer tecnico ja servia: Carpeggiani, Falcao, Dorival Jr... menos um gremista enganador e charlatao. Vai nos colocar na segundona! Hoje ele chorou pq o Inter ganhou... vai ser charlatao no raio que parta!

    Ahahahahahahahah

    Uma vez Flamengo, sempre Flamengo!
    Ahahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Pros de fora que lerem, o comentário do mutantismos, acima, se refere a um comentário que eu postei no blog dele. Nada a ver com investimentos e ações.

    ResponderExcluir
  3. Ah bom! Já ia sugerir pra ele colocar um Stop curtinho um pouco antes da segundona e dali trocar de papel.

    E essas ferramentas de análise técnica que ele mencionou... Carpeggiani? Melhor usar o Fibonacci. (risos)

    ResponderExcluir
  4. Nando, muito divertido teu comentario!! To caindo na risada aqui!

    ResponderExcluir