sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A Ativa recomenda compra de Usiminas

Recebi hoje no meu email um relatório de revisão de estimativa da Corretora Ativa sobre os papéis da Usiminas. Segue na íntegra:

USIMINAS - Preparando-se para o crescimento em meio à turbulência

Revisamos nossas estimativas para Usiminas, incorporando no valuation os resultados do 3T08, a revisão do plano de investimentos, a compra da J. Mendes e novas premissas macroeconômicas. Nosso novo target price para USIM5 para dez/09 é de R$63,52, o que representa um upside de 170%. As ações PNA da Usiminas são negociadas atualmente a múltiplos EV/EBITDA de 3,8x para 2009. A despeito do recente ciclo de desvalorização de papéis atrelados a commodities, os fundamentos do setor e da empresa no médio e longo prazo, bem como o upside potencial das ações da Usiminas, motivam nossa recomendação de COMPRA de seus papéis.

> Devido ao seu histórico de desempenho e conservadorismo na gestão financeira, bem como aos investimentos em expansão e verticalização, acreditamos que a Usiminas esteja preparada para aproveitar-se da recuperação do ciclo econômico, no médio-longo prazo. No entanto, no curto prazo, a empresa deve sofrer com redução de demanda e pressão de preços nos setores em que atua, principalmente o automobilístico.

> Estimamos uma forte redução nos volumes vendidos no 4T08, fechando 2008 com queda de vendas de 7% YoY; para 2009 e 2010, prevemos um modesto crescimento de volumes de 2,5% e 1,2%, respectivamente. Para os preços de aço, assumimos queda de 11% para 2009 e 2,5% para 2010, acompanhando a variação do cash cost da empresa no período (reduções de 20% e 10% no minério de ferro para 2009 e 2010).

> A Usiminas anunciou uma revisão no seu plano de investimentos para o período de 2008-2012. Os novos montantes alcançam US$ 14,1 bilhões e incluem a construção de uma nova usina de placas de 5 milhões de ton/ano, desenvolvimento de ativos minerários e ampliações de capacidade de algumas linhas de produtos em Ipatinga e Cubatão.

> Riscos – Os principais riscos da tese de investimento em Usiminas são (i) agravamento da crise na economia real, reduzindo fortemente a demanda de aço por um longo período, (ii) redução significativa dos preços no mercado doméstico, (iii) atraso no desenvolvimento dos projetos de expansão, e (iv) aumentos inesperados nos preços das matérias-primas.


----

Bom, e daí que a corretora indica compra? Indicou compra de WEG tempos atrás, eu embarquei e me dei mal, foi antes do início da crise. Essas indicações e 'target prices' das corretoras não podem ser levadas muito a sério. No início da crise tinha uma boa porção de corretoras apostando no IBOV a 80 mil pontos em dezembro, lembram? Olha onde ele está agora... nem em dezembro do ano que vem se espera ver o IBOV a 80 mil pontos!

Olhando pelo lado bom, é um referendo da análise que eu mesmo havia feito do papel, em termos fundamentalistas. Embora não vá mudar minha estratégia de ação nessa jogada com USIM5, me dá um pouco mais de segurança na operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário