segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Que tal os Sparta fundos?

Uma conversa com um amigo no final de semana trouxe à baila a idéia de investir uma graninha (mínimo 10 mil reais) nos fundos Sparta.

Eu não sou muito chegado em fundos de investimentos (minha história e desacordos com eles está descrita nos meses iniciais desse blog), mas pelo que vejo, estes são diferentes. A gestão é super ativa, entrando e saindo de operações a todo momento, navegando em todos os mercados e investimentos.

A rentabilidade passada é de impressionar, embora seja um erro em si ficar impressionado com rentabilidade passada. Até mesmo nesses meses de intensa crise os caras estão conseguindo retornos positivos, enquanto o mundo todo em volta cai.

Em geral, eu prefiro cometer meus erros sozinho, por conta própria. Mas fiquei balançado, propenso a separar pelo menos 10 mil da grana alocada em bolsa, para jogar no Sparta Cíclico. Meio que para ver qualé a da coisa.

Tem uns tópicos muito interessantes sobre esses fundos no fórum Investidor Agressivo, com muitas opiniões a favor e contra. Estou lendo os dois lados, por vezes concordo com um, por vezes com outro.

A minha preocupação pode ser sintetizada da seguinte forma - até quando os caras vão conseguir se manter tão rentáveis? Quando o crescimento rápido vai começar a atrapalhar a gestão do fundo? Será que entrar agora já é pegar a festa no finalzinho?

10 comentários:

  1. caramba rods, estou no mesmo caminho!
    Tô meio balançado com o sparta fundos tb! Acho q estamos lendo mais ou menos as mesmas coisas...
    achei um forum deles com mais de 300 paginas.... será q o novo deles lá, o cíclico vai ser legal?
    Numa reportagem recente o administrador disse q o cíclico ainda vai crescer muito.... q pensa em fechar pra investimento apenas qdo o PL chegar perto de 1bi...

    abraço
    fueres
    (tô montando um blog tb pra acompanhar melhor meus investimentos)

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, sei lá sobre fundos...

    Ja andei lendo sobre isso no I.A. também, e tenho mais receios que certezas.

    Como o Rods disse, rentabilidade passada não garante nada... E isso eu ja aprendi na carne com fundos de ações no ano passado.

    Eu tenho mesmo é receio dos caras quebrarem e perder tudo. No jeito que ta o mundo, com bancos como o Citybank precisando de pinico do governo dos EUA, quem garante que um fundo desses é confiável?

    Tenho 3 pessoas na família que perderam uma alta quantia naquele esquema de engorda de bois, o Boi Gordo, não sei se vocês lembram, que vc comprava cotas e o gado ia engordando, depois de um tempo vc recebia de volta proporcional ao peso do gado.

    Um tio perdeu mais de 300.000,00, isso que ele pos, se fosse calcular o quanto deveria ter rendido, é melhor deixar pra la, segundo ele...

    Prefiro eu mesmo cometer minhas apostas, assim pelo menos sei a quem culpar.

    Mas não tenho nenhuma informação concreta para desabonar a confiabilidade desse fundo, é apenas uma postura pessoal.

    A quem for investir, desejo bons resultados, e mantenha a gente informado.

    ResponderExcluir
  3. é, aqui em Goiânia teve o tal do avestruz master....
    sacaneou muita gente, inclusive alguns tios meus....

    fueres
    http://embolsando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Também estou quanse investindo no Anti-Ciclico, que tem maior rentabilidade. Comecei a pesquisar sobre o fundo e vi muitos falando que a esmola é demais ou que é impossível algo render tanto assim. Nos forums que visitei não vi ninguém que tenha investido em um fundo da Sparta. Estou quase apostando neles, acho que é melhor perder a ficar me lamentando depois, caso renda bastante daqui pra frente...

    ResponderExcluir
  5. Rogério, eu desisti de investir nos fundos Sparta. Minha experiência com fundos não foi muito agreadável, eu não gostei de não ter controle sobre as coisas, e menos ainda das regras de D+1 para saída.

    Também pesou o fato das mega-fraudes em fundos até então muito respeitados, nos EUA. Outro fator, por incrível que pareça, é justamente a alta rentabilidade até aqui. Não creio que seja possível continuar neste nível mais à frente. Na verdade, acho que é uma fria entrar em investimentos que tiveram alta rentabilidade passada. Se as coisas todas tendem para uma média, e os excessos são sempre corrigidos, essa rentabilidade dos fundos da Sparta vai ter que cair uma hora dessas.

    No final das contas, controlei minha ganância e me ative aos meus princípios e estratégias, que cada vez mais apontam para investimentos com base em fundamentos, de horizonte de longo prazo e focados em empresas sólidas.

    ResponderExcluir
  6. Realmente é incrível a rentabilidade do fundo os contatos que mantive com a Empresa foram respondidos e rápido, algumas dúvidas e algo mais que queria saber! Vou agora me informar com um economista ou atuante na bolsa para ter uma idéia se realmente é coisa que pode desabar! De qualquer forma aqueles corajosos se aplicarem e tiverem lucro que sejam rápidos em resgatar para que depois se cair não se arrependa. Aliás isso aí é só para quem não vai ficar desesperado se vier a perder se não entra em colapso!!!
    Boa sorte a todos que tentarem.

    ResponderExcluir
  7. eu invisto na sparta ja faz um tempo no sparta ciclico e tenho observado que é gerido por pessoas de grande conhecimento do mercado financeiro mundial,bom voltando ao meu investimento,no primeiro mes tive uma pequena desvantagem pois o fundo deu negativo, mas agora no terceiro mes ja esta se recuperando, estou confiante de ganhar um bom dinheiro ai

    ResponderExcluir
  8. Galera, eu sou mais como o celso acima, mas eu sou um sortudo, invisto desde 2007 e já tripliquei meu patrimonio la. O que eu fiz uma vez para testar se era fraude foi resgatar tudo. Eles depositaram tranquilamente, aliás foram super atenciosos na hora do resgate oferecendo um baita suporte. O mais irado é nao ter carencia para resgates como QUALQUER fundo decente. Ah, eu também já fui visitar eles, no escritório velho pq parece que eles estão num novo agora. Sobre honestidade eu confio e recomendo. Agora sobre rentabilidade futura, ninguem sabe né. O que eu acho é que com certeza eles vao gerir melhor o meu dinheiro doq eu, q disponho de algumas horas por dia pra me dedicar a isso.
    Espero ter contribuído com algo

    ResponderExcluir
  9. Alguém tem notícias recentes sobre o Fundo?
    abraços

    ResponderExcluir
  10. A resposta: não conseguiram em 2009. :)

    ResponderExcluir