terça-feira, 4 de novembro de 2008

Eu ainda sou um burro, mas...

Agora sou bem menos burro que era antes.

A constatação veio depois de um passeio pelo fórum da ADVFN. Fazia um tempão que eu não entrava lá. Hoje, de bobeira, resolvi ler alguns tópicos sobre a Aracruz e Gerdau lá.

Fiquei impressionado com a galera. Parecem um bando de torcedores em volta de uma mesa de roleta, num cassino. Conteúdo zero, apenas torcida para cá e para lá, sem nenhum fundamento.

Serviu para perceber o quanto eu mudei nesse tempo todo, o quanto aprendi, e ainda mais, o quanto essa minha atual estratégia de ação me deixou muito mais confortável e seguro das minhas operações. Aquele modelo de comprar e vender toda hora é ansiogênico, angustiante. Nunca se sabe se a hora foi certa ou errada, e os poucos sucessos mascaram os muitos fracassos. Acredito piamente que, a menos que o cara seja um profissional super competente nessa coisa toda, essa de ficar entrando e saindo toda hora não vence nem o rendimento da renda fixa, considerando um prazo longo, de 5 anos, por exemplo.

Eu vou continuar investindo meu tempo e aprendizado na linha fundamentalista. Value investing e 'que tais'. Para mim, o caminho é por aí. E deixa os traders se divertirem com o entra-e-sai diário da festa.

2 comentários:

  1. Um burro que se sabe um burro está a meio caminho da sapiência.

    :-)

    Vamos em frente. De vez em quando a gente empaca.

    Sempre leio o que você escreve.

    Abraços do Alessandro.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, concordo contigo. E penso estar passando pela mesma aprendizagem. E confesso, a quem interessar possa, que tenho conseguido bons trades seguindo as dicas do Blog do Long!!!!

    ResponderExcluir