sábado, 15 de novembro de 2008

GGBR4

Estava olhando o gráfico diário da Gerdau, e percebi que ela está respeitando um suporte na faixa dos 13 reais, já há 12 pregões consecutivos. Seria uma acumulação para uma boa subida qualquer dia desses? Ou uma acumulação para mais queda?

A mente humana é pródiga no reconhecimento de padrões em um mundo aleatório. Até mesmo onde não há padrão algum (como é o caso do comportamento dos preços na Bolsa), a nossa mente se esforça para encontrar algo. Daí surgem as famosas figuras, os pivots e praticamente toda a análise técnica.

Eu não tenho tido muita afinidade intelectual com as propostas da AT ultimamente, mas tenho que admitir que em um ponto ela é muito correta e importante: representa fielmente o comportamento dos investidores até aquele momento. Não fala absolutamente nada sobre o momento seguinte, mas tudo sobre o passado. E certamente tem horas em que compreender um pouco mais do passado ajuda a tomar decisões.

Uma decisão possível de ser tomada em consequência dessa análise simplória de suporte da GGBR4 seria comprar quando o preço se aproximar dos 13,50, em um dia aí de maior pessimismo.

Só que eu ainda fico dividido entre isso e esperar para ver se cai de volta aos 10,70, onde já esteve. Vai depender, para isso, da continuidade da tendência de queda geral, ou da estabilidade do cenário daqui para frente. Ao que parece por essas duas semanas, pararam as quedas contínuas. Ainda temos dias bem ruins, mas já não são sequências de queda, como há pouco tempo atrás. (ih, olha eu aí inventando de reconhecer mais um padrão no mundo aleatório!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário