terça-feira, 25 de novembro de 2008

Embarquei na Usiminas

Deixa os fundos Sparta para outra hora. Resolvi entrar na Usiminas. Comprei hoje, ainda de manhã, 300 ações a 22,26. Praticamente o mesmo valor que está encerrando agora à noite.

Não penso nessa compra como investimento de longo prazo, até porque fiz ela com a graninha que separei para diversões mais curtas. Se der uma valorizadinha legal como espero que dê, vendo sem dó.

Se bem que os dados fundamentalistas da empresa me agradam, até mais que os da Vale e da Petrobras, hoje. O papel tá mais desvalorizado, foi mais penalizado nessa queda toda. Está bem abaixo do VPA, tanto que para apenas chegar nele já vai precisa de quase 30% de valorização.

Sobre os fundos Sparta:

Ainda estou muito receoso de entrar nessa. São vários medos. O primeiro é de estar chegando atrasado na festa, deles não conseguirem manter a performance conforme o patrimônio do fundo aumenta quase exponencialmente.

O segundo medo foi bem colocado por Henrique nos comentários do post anterior: quem garante que esse fundo não quebre fragorosamente uma hora dessas? Ninguém. Fundos mais gabaritados e mais consolidados no mercado já quebraram de uma hora para outra, deixando milhares de investidores ferrados. Esses fundos Sparta são alavancados, pode uma hora dessas uma jogadinha mais pesada dar errado, e aí a vaca não apenas vai para o brejo, como clama por mais dinheiro na descida.

Aliás, no mesmo comentário, veio o terceiro medo - investir em boi gordo. Os fundos Sparta investem pesadamente nesse mercado. E não precisa puxar muito da memória para lembrar outros contos do vigário que já rolaram nesse mercado. "Fazendas Reunidas Boi Gordo" é um dos que me vêm à mente. Fizeram propaganda na TV, deram a impressão de ser a melhor coisa do mundo, e até deram dinheiro para uma porção de gente, mas de um ponto adiante parece que a coisa degringolou e no final da conta levou junto para o buraco uma porção de incautos, que entraram acreditando nos fantásticos ganhos passados.

Por tudo isso, por enquanto, nada de fundos Sparta. Não descarto uma aposta neles em algum momento aí para a frente, mas por enquanto sigo levando, cometendo meus errinhos, jogando meu dinheirinho fora. Pelo menos assim eu sei sempre quem é o culpado pela cagada feita - eu mesmo.

4 comentários:

  1. bom dia !
    de acões eu não sei nada, mas boi é minha área, se quizer vamos trocando idéias
    haroldoferreira@terra.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Rodrigo,
    Eu não sou "ninguém" pra opinar em ações... Entretanto, notei em você um comportamento, o qual, eu evito... Posso estar errado, claro... Em tendência de baixa, você faz umas comprar DEPOIS de um forte repique... É o caso da Usim agora... Claro, posso estar errado...
    E as siderúrgicas estão no meio do furação, com a crise das montadoras de automóveis. Se forem socorridas pelo governo, beleza, mas se não... Usim e CSN podem cair bastante ainda. Mas se montadores foram socorridas, siderurgicas podem subir mais. Eu esperaria pra ver essa história das montadoras de carros. Minha humilde opinião.

    ResponderExcluir
  3. Bem colocado, Arnaldo. Essa era uma das dúvidas, mas a questão era saber se o repique já estava encerrando, ou se havia espaço para mais uma subidinha. Eu apostei na possibilidade de ir um pouco mais alto. Olhando os gráficos, fiquei com a impressão de que era possível.

    Realmente tenho comprado depois de um pouco de alta, mas essa atitude já vem como mudança de outra anterior - comprar em baixa mesmo. Acho a definição do momento preciso da compra um detalhe deveras difícil desse processo todo, com prós e contras para todo lado. Teve épocas aí que eu esperava o cruzamento das linhas do MACD para comprar, depois resolvi comprar em pontos que me pareciam significativos, agora estou apostando em repiques... na verdade ainda não defini uma estratégia consistente nesse ponto.
    Quanto à Usiminas, vou ver o que dá hoje. Se não confirmar o repique, é venda na hora, com prejuba mesmo. Aliás, se essa crise me trouxe algo de bem, foi uma maior capacidade de enfrentar prejubas com mais frieza.
    Haroldo, eu sou um total ignorante em mercado de boi gordo. Sujeito urbano, sabe, sem contato com o campo, não entendo nada mesmo. Tenho uma impressão ruim desse mercado por conta das fraudes da "Fazenda Reunidas Boi Gordo" e uma outra que não lembro mais o nome, que deixou prejuízos enormes para os que acreditaram na proposta. Mas estou aberto para conhecer mais, então sinta-se livre para colaborar com seu conhecimento sobre o assunto!

    ResponderExcluir
  4. rods, tô querendo ir de usiminas tb!
    abraço
    fueres

    ResponderExcluir