sexta-feira, 28 de março de 2008

Cagada com stop - de novo

Vale5 subindo. Empresa desiste de comprar a Xtrata, e mercado reage positivamente a esta notícia. Ações sobem 10% em poucos dias. Eu compradão, desde final de fevereiro, a 51 reais a ação.

Primeira jogada. Considerando dados de análise técnica do consultor da Ativa, estabeleci um stop-loss em 49,25, suporte de curto prazo após um gap em 47,96. Tudo bem aí, ação se manteve numa boa acima disso.

Segunda jogada. Estabeleci um stop móvel no dia seguinte, quando a ação passeava acima dos 50. Se caísse em 50,05, acionaria o stop. Caiu em 49,95, mas por algum motivo não acionou.

Terceira jogada. Insisti no stop móvel. Estabeleci de novo, quase nos mesmos termos. E deixei rodar. Papel chegou perto, retomou 50,70, depois ficou oscilando. Saí da frente da tela, e de noite, final do after-market, fui ver como estava.

Stop acionado, 200 ações vendidas. A 50 pila. Até aí tá bom, stop é para isso mesmo. Só que o papel caiu só até 49,95... caí fora da posição por besteira, não saber calcular direito o melhor ponto de stop. Claramente dessa vez configurei um stop dentro da faixa de negociação diária. Um stop que não me protegeu, atrapalhou. Era melhor ter permanecido comprado.

Analisando a merda feita, tá na cara que troquei de estratégia no meio da corrida. E me dei mal, de novo. A posição era de longo prazo, e eu resolvi de repente tratar ela quase como day-trade. Não precisava de stop tão curto. Especialmente quando o papel tá com tendência legal de subida.

Estou errando muito com stops. Erro quando não estebeleço, erro quando estabeleço. Não estou sabendo definir o ponto preciso para que atue como proteção. Preciso estudar melhor essa questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário