domingo, 2 de março de 2008

Erro novo e aprendizado

Volto ao assunto da NATU3. Tô comprado nela a preço médio de 17,20 mas o último preço dela foi 17,08. Tô no prejuba, no momento bem pequeno. Mas claro, não tenho a menor idéia de como esse papel vai se comportar na 2a feira. Tenho stop marcado para 16,00.

O lance é o seguinte. A ação tinha resistência em 17,50. Eu vi isso. Analisei esse dado consistentemente. O papel tinha respeitado esse limite outras duas vezes antes.

Eu vi o papel subindo. Percentual legal de ganho, embora o volume em dinheiro fosse bem baixo. Aí pensei que se rompesse a resistência subiria muito mais. Coisa de livro, aquela dica "compre no romper da resistência".

Coloquei ordem de stop de compra, como já expliquei antes aqui. Foi executado a 17,80. E em seguida a ação só caiu. Não despencou, mas caiu.

O que eu deveria ter feito era apostar contra a alta, quando chegou na resistência. É o que o Elder fala no livro dele, é o que os profissionais fazem. Devia ter vendido sem dó nem peidade ao chegar em 17,50, e daí ficava assistindo para onde a ação ia. Se confirmasse a subida, comprava de novo.

O problema é - quando comprar de novo? Se 17,80 não foi um bom patamar, qual seria? O que mais eu deveria ter olhado? Pelos livros, o volume é um indicador importante nessas horas. Confesso que nem olhei.

Agora vem as novas dúvidas. Posso encerrar essa aposta com prejuba pequeno na 2a feira, ali pelos 17 pila. Ou posso ficar quieto com minhas 300 ações, acreditando numa retomada. Stop tá em 16, não vou mudar, só para cima, claro. O que fazer? Eu não sei ao certo.

Será essa uma falha de estratégia? Ou estou mesmo é mudando o que pensei ao entrar nessa? Talvez seja essa segunda hipótese. Entrei pensando em longo prazo, mas na primeira queda já estou me ouriçando todo. Talvez fosse melhor ficar quieto assistindo um pouco mais.

Eu tenho é que me dar conta que sou um principiante boboca e não tentar inventar muito. Primeiro ano de operação é só para aprender, não necessariamente para ganhar dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário