sábado, 8 de março de 2008

O que fazer?

Mercado em queda há dias. Todas as minhas posições estão em prejuízo. Estou perdendo dinheiro direto.

De todas as operações que fiz até agora, ganhei dinheiro em uma apenas, a da Natura. Todas as outras deram prejuízo. É uma taxa de sucesso muito baixa, que reflete a minha inexperiência para operar em mercado turbulento.

Ontem estava pensando se deveria realizar prejuízo nas posições, deixar cair mais fundo e recomprar mais abaixo. É uma estratégia interessante, mas tem um defeito grave - eu não sei se vai cair mais que já caiu. E se não cair, terei posto dinheiro fora, como no último stop da PETR4.

Estou mais inclinado a atravessar mais essa crise aí comprado. E também estou cada vez mais interessado em análise fundamentalista, em buy & hold mesmo. Essa estratégia de ficar entrando e saindo toda hora até agora não me mostrou resultados consistentes, apenas prejuízos.

Vamos analisar um pouco. Eu tenho ações da Petrobras, da Vale e da CSN. Todas empresas extremamente sólidas, e com ótimas perspectivas para este ano. Recomendadas por quase todos os analistas de mercado. Por mais que caiam agora, devem retomar mais à frente.

Mas tem a tal crise americana, que parece afetar o mercado daqui em espasmos. A questão é o quanto ela vai afetar o mercado brasileiro, se é capaz de provocar um realinhamento de preços dos ativos, mesmo daqueles claramente lucrativos e de grandes perspectivas.

É claro que eu não faço idéia da resposta precisa. Mas tenho minhas esperanças que não seja. Tenho uma idéia de que, passado o espasmo de medo, os investidores, mesmo os internacionais, se voltem para os mercados mais promissores, e comprem as ações das empresas mais rentáveis e seguras. São exatamente as que tenho. E quando isso acontecer, o mercado sobe novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário