sábado, 1 de março de 2008

O primeiro stop a gente não esquece?

Sexta-feira eu estava o dia todo em trabalho externo, sem acesso à rede. Aí quando cheguei em casa e acessei a internet, vi que o dia foi de intensa queda nas ações, com Petrobras e Vale caindo uns 5% cada uma.

Eu tinha configurado um stop na Petr4 a 83,90, para proteger o valor investido, mais as taxas de corretagem. O stop foi acionado, que no final do dia eu não tinha mais minhas 100 ações de Petrobras. Foram vendidas a 84 reais.

Foi interessante. Um lado é legal, dá uma sensação boa perceber que o mecanismo funcionou e protegeu meu patrimônio. A cotação caiu até 81 e pouco, um valor bem interessante para comprar, aliás. Segunda-feira vou ver como abre o mercado, mas a idéia é recomprar as 100 ações a valores menores do que tinha comprado antes.

Mas tem outro lado aí. Um outro significado possível é que nessa minha jogada com Petr4 eu não ganhei porra nenhuma, mal e mal empatei. Podia ter ganho uns trocos, se tivesse vendido na resistência, que por sinal a ação mais uma vez respeitou.

A mesma coisa aconteceu (deixar de ganhar) na Natu3, em que fui mais adiante e em vez de vender na resistência, eu comprei mais. Podia ter ganho uns trocos nela, poucos mas gostosinhos, mas preferi aumentar a aposta, tentando seguir uma "regra" de livro - comprar no romper da resistência. O rompimento foi falso e eu fiquei embuchado com Natu3 a preço mais alto que o desejável.

Tô pensando em tentar operar algumas vezes dentro do canal, para ver como me saio. Comprar na MME ou abaixo dela, e vender na resistência. Embolsar uns troquinhos aí, e caso a ação suba além da resistência pra valer, comprar de novo e repetir o jogo.

Por outro lado, estou mantendo as Vale5 sem stop nenhum, em estratégia buy & hold clássica, tipo compra e esquece mesmo. Vamos ver de que jeito me dou melhor. Comprando e esquecendo, apostando como na Natu3, ou controlando quedas com stops como na Petr4.

No final das contas, é tudo aprendizado. Esse primeiro ano com ações é bom ter em mente que o principal ganho não vai ser em dinheiro, mas em experiência em aprendizado intenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário