sábado, 29 de março de 2008

Estudando

Tirei essa manhã de sábado para estudar mais sobre operação e investimentos. E está sendo incrivelmente proveitoso.

Primeiro peguei a "bíblia" do Alexander Elder para ler. Li toda a parte sobre psicologia, e depois voltei aos indicadores e ferramentas. Li sobre suportes e resistências, e sobre tendências.

Daí vim para o computador, testar alguns dados do livro nos gráficos das minhas operações. Só que o site da corretora não abriu, e eu fui surfar em busca de planilhas para controle de investimentos.

Achei uma planilha bem interessante (http://www.bussoladoinvestidor.com.br/), e já estou usando. Por meio dela descobri o quanto perdi efetivamente nas diversões de março, e percebi também que operei demais, com muitas entradas e saídas que só servem para dar dinheiro para a corretora.

Mas além da planilha encontrei blogs muito interessantes, dos quais o melhor é o Giuco Piano Trading (acesse pelos links aí ao lado). O cara faz uma porção de testes das ferramentas e dos "ensinamentos" mais comuns sobre análise técnica. Pega uma afirmação meio consensual e testa nos históricos da Bovespa para ver se funciona mesmo.

E os resultados muitas vezes são surpreendentes. Sem contar que independente da ferramenta de análse ou da técnica, dificilmente a taxa de sucesso passa dos 60%, ou seja, o risco é sempre muito alto, na ordem de 40% das operações dão prejuízo. Muitas vezes a taxa de sucesso fica muito perto dos 50%, o que é o mesmo que jogar a moeda para o alto para decidir.

Achei tanta coisa interessante nessa minha busca de conhecimentos que preciso parar um pouco e processar as informações. Mas uma coisa ficou clara em minha mente - aquela história de que manter a ação em queda na carteira é coisa de perdedor é discurso de corretora. Entradas e saídas frequentes só servem para dar dinheiro a elas, e não lucro ao invstidor. Melhor estudar bem o papel antes de entrar, identificar uma tendência de alta, e embarcar com foco em longo prazo. Os super-heróis das operações curtas na verdade escondem suas perdas, e anunciam somente os sucessos.

Vou ter que rever minhas táticas e estratégias de operação. Março mostrou bem que essa de entrar e sair não funciona bem. E stops curtos tampouco ajudam. Melhor é ter paciência mesmo. E muito estudo antes de entrar nas posições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário