quarta-feira, 30 de julho de 2008

Allocation e outras histórias para a retomada

Nos comentários do último post, provoquei dois dos meus leitores (Arnaldo e Marcelo) com uma pergunta - será que batemos no fundo e iniciou a retomada, ou essa alta de agora é apenas um repique na queda?

Essa é a minha maior dúvida no momento. E das respostas a ela derivam possíveis posicionamentos no mercado.

Se estivermos no início da retomada, é hora de começar a comprar bluechips. Petrobras e Vale tem um upside, só considerando seus topos históricos, de mais de 40% cada uma delas. E tem outros papéis apetitosos por aí além desses, de empresas com ótimos fundamentos.

(probleminha nessa estratégia - na duas últimas vezes que achei que estávamos retomando, comprei papéis que pareciam apetitosos e me dei bem mal)

Aliás, puxando o allocation que pus no título, estou pensando em colocar mais grana em renda variável, para aproveitar mais dessa retomada. Esse pensamento já vem de outros tempos. Um amigo ganhou uma graninha simpática fazendo isso no último fundo, em janeiro... tirou toda a grana que tinha em qualquer outra aplicação e comprou Petr4. Na última vez que eu falei com ele, antes dessa queda toda, tava com um sorriso de orelha a orelha. Não sei se ele realizou lá perto do topo, ou se ficou assistindo a queda comprado, mas isso já é outra história.

Eu estou com uma grana recém entrada, de uma ação judicial que ganhei, só esperando o melhor momento para colocar em ações. Mas como prudência e caldo de galinha não fazem mal, a grana que tá em renda fixa vai continuar quietinha no CDB, rendendo 97% do CDI.

Nesse reposicionamento que pretendo fazer, não vou comprar tudo de uma vez, como tenho feito. Pretendo comprar aos poucos, à medida que resistências são vencidas. Embora com isso reduza os ganhos possíveis, aumento muito o controle dos riscos!

Amanhã mesmo, dependendo de como as coisas abrirem, pretendo começar as compras. Ia comprar hoje no after, mas consegui controlar as emoções. Acho que hoje esticou muito, e é muito possível que amanhã abra em patamares mais baixos. Se, por outro lado, abrir acima, também tem um lado positivo, pois confirma a alta e possibilita suportes mais próximos, na última resistência rompida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário