segunda-feira, 21 de julho de 2008

Comentários de leitores

O post anterior rendeu uma porção de comentários extremamente interessantes e úteis! Agradeço a participação dos leitores, que com suas opiniões e críticas colaboram para o meu aprendizado nessa seara dos investimentos!

Hoje não rolou nada nas minhas posições. Está tudo flutuando dentro das bandas definidas. Ah, apertei um pouco o stop na BTOW3, porque o stop técnico estava muito distante do preço. Passei para o stop financeiro, à lá Alexander Elder, no máximo da perda aceitável.

4 comentários:

  1. Com a alta do petróleo hoje (leve alta, não se animem...), eu comprei GGBR4 e...+5%!
    Mas também, já vendi. Não durmo comprada nesses dias voláteis... Não depois de perder 15% na própria GGBR4! hehehe... Conto isso porque muita gente não admite, não tolera, o Ibov seguir o petróleo...

    ResponderExcluir
  2. Em 21/05 houve o pico de preço de Petr e do Ibov.Nesta data o petroleo estava cotado em $134. No dia 14/07, o petroleo chegou a seu pico, cotado a $ 145. E tanto Petr quanto Ibov haviam caido mais de 20% no periodo, o que indica correlação negativa num periodo maior.
    O que indicam estes números ? Que o petroleo é um fator importante mas não explica sozinho a variação do Ibov. Importante porque afeta a principal ação do Ibov, Petr, mas não explica sozinho a variação da mesma, que tem outros fatores determinantes como novas descobertas, p. ex.
    Será perfeitamente possível uma situação de queda do preço do petroleo com subida do Ibov. Talvez até de Petr, pois esta tem excelentes fundamentos.

    ResponderExcluir
  3. Correto Marcelo... Mas quando não há outros fatores, o preço do barril guia sim a PETR e Bovespa...
    Por exemplo, se o barril subir "demais", outras bolsas cedem "demais", e aí a Bovespa não segura... E a Petrobrás e a Bovespa têm fundamentos sólidos, se o barril caísse pela metade, é claro que o Ibov não cairia pela metade... Mas é fato que, na falta de outros indicadores, e neste momento volátil, petróleo sobe, Bovespa sobe, petróleo cai, Bovespa cai...

    ResponderExcluir
  4. Ok,no curtíssimo prazo é por aí mesmo. A dúvida agora é se Ibov volta a buscar o fundo ou monta pivot de alta em cima dos 62.600.Bons negócios.

    ResponderExcluir