quarta-feira, 16 de julho de 2008

Vamos de novo

Montei outras posições hoje. Três novas posições, usando todo o dinheiro que tinha disponível na corretora.

Cenário que justifica - Venho há dias analisando os gráficos de várias ações, de vários setores, e vi que praticamente todas elas formaram um fundo, e retomaram uma trajetória de alta. Afora Vale e Petrobras, quase todas as outras que estou acompanhando fizeram esse movimento, umas com mais intensidade na retomada, outras mais lentas, mas todas viraram o jogo.

Outro ponto a favor é que as notícias sobre inflação estão mais amenas. A inflação propriamente dita continua aí, mas parece ter entrado em tendência de queda, ainda que leve.

O Ibov, segundo os analistas da corretora, está "parado" em uma faixa entre 58 mil e 63 mil pontos, mas no gráfico mostra praticamente o mesmo que vi nos gráficos das ações já mencionadas, uma leve tendência de retomada.

As compras:

BBAS3 - Setor bancário. Papel vem em alta há alguns dias, e hoje, junto com todo os congêneres, tomou um rali de alta. Comprei no romper da resistência, com objetivo de seguir essa tendência de alta de curto prazo. Nada de longos encarteiramentos, o lance é vender próximo a uma resistência importante mais acima. Entre as 3 compradas, é a única que fechou acima do preço que paguei.

Análise da corretora: BBAS3 - Ainda sem tendência, mas querendo engatar rali de alta. Suportes em 22,90 - 22,00. Resistências em 26,15 - 27,25. Entrada fechando acima de 25,15. O Stop da venda é ficando acima de 25,15.

BTOW3 - Setor comércio. Alta expressiva hoje, em sequência a altas já há alguns dias. Hoje rompeu resistência, e foi quando eu comprei, mas depois não sustentou o patamar, caindo um pouco. Entretanto, fechou em alta, e nho gráfico diário está em rali de alta. Me interessou sobretudo porque o objetivo da alta é bem expressivo.

Análise da corretora: BOTW3 - Rali de alta no curto prazo. Suportes 52,50 - 49,85. Resistências 60,50 - 64,20 - 66,20 (LTB) - 71,00. Entrada fechando acima de 61,00. Stop no diário somente abaixo de 52,50.

ELET3 - Setor elétrico. Foi o setor menos afetado pela crise. Esse papel rompeu topo histórico. Comprei um pouco acima deste patamar. Ao longo do dia esteve mais abaixo, mas no final retomou a tendência de alta. Por ter rompido topo, não há resistência acima para pautar a saída, então vou acompanhando para ver onde dá.

Análise da corretora: Tendência de compra. Suportes em 30,25 - 29,50. Resistências em 31,50 - 32,60, topo do canal de alta do diário.

Para todas essas posições, o horizonte é curto. Me dei melhor com estratégias de swingtrade do que com as de longo prazo. Pretendo ganhar com cada uma destas um upside de 10% pelo menos, mas vou avaliando as apostas dia a dia.

Stops todos já configurados, nos suportes mais recentes identificados pelos analistas da corretora. Decidi usar mais os serviços deles, em vez de reinventar a roda. Não digo com isso que seguirei recomendações de compra, que isso não pretendo fazer, mas as análises técnicas da equipe de Rubem Góes me agradam, e vão pautar muitas decisões daqui para frente.

Uma questão que gerou insegurança - quando comprar? BTOW3, por exemplo, rompeu resistência no meio do pregão, com alguma força, mas depois caiu para abaixo desta. BBAS3 fez o contrário, rompeu e se manteve lá em cima. Outras que eu estava analisando subiram um tanto mais, além do ponto que estavam quando comprei essas.

Normalmente os analistas da corretora indicam compra para "fechando acima de..." Isso indicaria comprar no aftermarket, ou no outro dia, já que eu trabalho no gráfico diário. Pensei em fazer isso no meio do dia, quando fiz as compras, mas decidi comprar naquela hora mesmo porque quero pegar o movimento de alta por alguns dias, não apenas hoje. Acredito que os movimentos que identifiquei vão permanecer por algum tempo. Mas essa questão está em aberto, tenho ainda dúvidas a respeito.

4 comentários:

  1. Cara, só sei que tu foi muito corajoso.

    Olhando os gráficos semanais, essa semana vários ativos estavam dando entrada, principalmente os da siderurgia. É que como eu tb levei umas pancadas esses tempos, não me convenci em entrar, to só de olho, e já vamos pra sexta-feira e nenhuma entrada foi confirmada, o que não ta andando de lado caiu.

    Eu to com 2 lotes de petr4 no preju, e amanhã, dependendo do que ocorrer, vou queimar eles pra tentar entrar mais baixo.

    Boa sorte ai nas suas posições.

    Henrique

    ResponderExcluir
  2. Engraçado querer ganhar 10%... Nessa volatilidade toda, crise de inflação, crise do petróleo, crise bancária, é impossível ganhar 10% num trade... Vejo operadores profissionais planejando ganhar 5% - 7% e já se dão por satisfeitos... Essa tua ganância está te fazendo perder dinheiro...

    ResponderExcluir
  3. Chico, os 10% são esperança, não vou me prender a este número na hora de realizar.

    Tem muita coisa me fazendo perder dinheiro, na minha análise, mas ganância não é a pior delas. Em primeiro, vem a dificuldade de assumir prejuízos enquanto eles são pequenos. Esse defeito me levou aos maiores prejubas da carteira, em VALE5 e VCPA4.

    Outro defeitão gerador de prejubas é a esperança, sempre renovada, de uma retomada no dia seguinte.

    E um terceiro, não menos danoso, é uma tendência a tomar decisões com alta influência emocional.

    Frente a esses, a ganância nem incomoda muito. Eu nunca projetei ganhar milhões, por exemplo.

    ResponderExcluir
  4. É, eu também tenho prejuízo com esses problemas: não querer vender com prejuízo pequeno, esperando voltar, e só piora... Esse da esperança eu já tive prejuízo, hoje, não durmo mais comprado. A questão emocional também já me fez ter muito prejuízo. Mas é muito difícil controlar o emocional! Putz, é difícil mesmo!

    ResponderExcluir