terça-feira, 1 de julho de 2008

E os cenários apontam para...

Venda?

Ontem foi um dia de boas altas na Petrobras, continuando uma trajetória de uma semana de pequenas altas. As minhas duas posições em Petrobras estão com pequenos lucros, nada muito significativo em termos de estratégia, mas pelo menos o gráfico tá no azul.

Vale subiu um pouco ontem, mas está devolvendo hoje. Continua na congestão, se mantendo acima dos 46, mas abaixo dos 50. Transitando nesta faixa.

Bovespa está em queda de mais de 2%, já perdeu os 63700 que indicavam, no relatório da corretora, o começo de um rali de venda. Acho que todas as ações que eu monitoro estão no vermelho hoje, ou pelo menos na última olhada no homebroker estavam.

Dow Jones está caindo continuamente, flertando com suportes e canais de baixa. Bolsas européias e asiáticas também caem. Índice futuro em queda também. Que será que vai acontecer por aqui, e que decisão tomar?

Eu poderia quitar minhas posições em Petrobras no lucro agora mesmo, por exemplo, e ficar assistindo o mercado até identificar uma reversão consistente. Seria uma estratégia conservadora quanto aos ganhos. Mas, se olhar os gráficos das duas Petro, elas ainda estão com boa tendência de alta, momentânea e fraca, mas de alta. Dia a dia vem ganhando um pouquinho. Será que sair nessa hora seria a melhor idéia? Ou vale a pena continuar comprado até que o cenário engate venda de vez?

O problema de esperar é que aí a venda acontece com prejuízo. E eu detesto prejuízos. Quando começo a perder, minha resistência a vender aumenta. Começo a pensar em manter a posição até voltar ao lucro.

Dúvidas, dúvidas. Se eu fosse aconselhar alguém, diria para o sujeito não entrar no mercado agora, esperar cenário mais claro. Está tudo muito incerto e indefinido, mas com tendência de queda. Mas cai até onde? Será que estamos ainda longe do fundo? Será que vale a pena sair e esperar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário