quinta-feira, 3 de julho de 2008

Bovespa a 41 mil pontos?

Analisando gráficos de longo prazo, percebi que o IBOV pode bem cair até 41 mil pontos, sem desconfigurar a tendência de alta que começou em 2002. Vejam no gráfico:



Se isso acontecer, o que vai ter de gente desesperada por aí não vai ser brincadeira... todos aqueles que confiam no segura e espera vão arrancar os cabelos.

Eu não estou nesse grupo. Talvez uma das vantagens de se estudar essas coisas mais a fundo seja uma razoável segurança no meio desses furacões. Eu estou realizando meus prejuízos um a um, mas na confiança de entrar novamente em melhor hora, e recuperar tudo e mais um pouco.

Falando em realizar prejuízos, hoje foi dia de ter problemas com os stops. Primeiro, de manhã, houve um conflito entre stops e ordens de venda, e os primeiros foram cancelados pela corretora. Agora no final do pregão o stop-loss da petr4 foi acionado, mas durante uma tal de "prorrogação", e aí não valeu (não sei bem porquê). O papel acabou caindo para abaixo do valor configurado, sem que a posição fosse encerrada.

Esse erro, tal como o da manhã, não chega a me incomodar. Não me agradaria ser executado bem no finalzinho do pregão. Aí entra um farelo de esperança, de que amanhã haja um repique qualquer e eu possa vender as posições a melhores preços.

Um comentário:

  1. Eu também realizei algum prejuízo. Mas não por desespero, e sim, por crer que vai cair mais um pouquinho. E também, tenho confiança de, em breve, recuperar esse prejuízo com tranquilidade.
    Também sou novata e só faço tiros curtos. Esta última semana nos enganou, não é?...
    Perdi com GGBR e CSN. Os gringos estão vendendo muito esses papéis.

    ResponderExcluir