quinta-feira, 3 de julho de 2008

Considerações para hoje - 3 de julho

Hoje deve dar uma repicada positiva, depois da super queda de ontem. Eu provavelmente vou encerrar as posições me petr3 e petr4, talvez sem perda (depende de quanto recuperar hoje), e vou ficar líquido olhando, esperando o fundo chegar.

O cenário que estou considerando envolve uma queda ainda maior do que esse soluço de momento. As más notícias americanas não param, a inflação mundial chegou ao Brasil, e embora estejamos com condições macro-econômicas ainda boas em vários setores, não vamos ficar impunes. Eu acho que chegou a hora de uma queda bem significativa, acho que é o fim da grande alta que vem desde 2003.

O que isso significa é que tá na hora de aprender a operar vendido, ou de sentar na mão mesmo, esperando a queda parar de verdade, não apenas soluçar.

2 comentários:

  1. Olá Rodrigo,
    Parabéns novamente pelo blog, estou sempre acompanhando.
    Acho que ainda é cedo para falar em reversão de tendência positiva. No momento, ainda podemos considerar como ajuste uma vez que a bovespa vem de um 2007 espetacular e engrenou 2008 a todo vapor. Alguma hora tinha que cair e essa hora chegou. Foi um mês duro e julho pode ser ruim também mas dificilmente será pior.
    Acho que dá para tentar fazer algumas operações de curto prazo com stops gain e loss bem determinados.
    É isso aí, abraços

    ResponderExcluir
  2. Marcelo, eu não recomendaria abrir uma posição comprada nessa confusão que está o mercado. a tendência de queda está muito forte, eu vejo papéis subirem 3% em um dia e devolver tudo no dia seguinte. Me parece que ou o cara opera vendido, coisa que ainda não sei fazer, ou fica quieto, líquido, olhando a confusão se dissipar.
    A minha dúvida se refere a até onde vai a queda. Será que julho vai nessa tocada desesperadora? Nada impede... já caímos uns 20% desde o TH, mas tem espaço para cair um tanto mais sem perder a LTA primária.
    A bagunça fica feia se perder a LTA primária, que vem desde 2003. Aí pode engatar um bear market de longo prazo, como os que já aconteceram entre 2000 e 2002, por exemplo, quando retraiu uns 60%.

    ResponderExcluir