terça-feira, 29 de julho de 2008

Pensamento bobo

Hoje fiz um cálculo interessante. Desde que o mercado entrou em queda, eu fiz algumas apostas aqui e ali, sempre com maus resultados, sempre perdendo mais dinheiro. Mas hoje encanei de calcular se conseguiria comprar de volta as ações que tinha quando a bovespa chegou ao seu topo - e percebi que conseguiria. Sobraria uns trocos, inclusive. Ou seja, se eu fosse pensar naquelas de buy & hold, ainda não estaria perdendo nada, poderia voltar a mesma quantidade de ações de antes e esperar tranquilo uma retomada dos valores históricos, seja lá quando isso vai acontecer.

Outra conclusão possível é que todas essas últimas apostas foram financiadas, em certo sentido, por mais queda...

Mas vamos convir, isso aí acima é a mais pura ilusão, pensamento montado só para engolir as perdas, ha ha ha. Perda é perda, queda é queda, erro é erro e não tem atenuantes.

13 comentários:

  1. Rodrigo
    Eu também estou a pouco tempo na Bolsa. Eu perdi cerca de METADE do meu dinheiro! Isso mesmo, METADE! Mas, como era pouco, metade de pouco, é pouco...
    Eu entendo que perder na Bolsa, no começo, é INEVITÁVEL! Faz parde do aprendizado! Deixamos de cometer os primeiros erros. Com o tempo, vamos ficamos acostumados com o sobe e desce, ficamos mais calmos, não compramos mais na euforia, e não vendemos mais no pânico.
    Agora, é fundamental entender porquê erramos, para não cometer mais o mesmo erro.
    Eu tenho uma fórmula, que pelo menos pra mim é infalível!
    - Quando eu faço uma compra racional, EU SEMPRE GANHO
    - Quando eu faço uma compra emocional, às vezes ganho, e muitas vezes perco.
    Ou seja, daqui pra frente, muito suco de maracujá e chá de camomila...
    Também notei que você só segue os gráficos. Veja, eles só funcionam quando os fundamentos estão ok. Então, acompanhe o noticiário; crise financeira, inflação, petróleo.
    (Ah, sim... com compras "racionais", já recuperei parte do prejuízo...)

    ResponderExcluir
  2. Arnaldo, em primeiro lugar, obrigado pelo seu comentário!

    Sabe, eu já comentei algumas vezes no blog que um dos meus erros mais comuns é decidir com muita emoção envolvida. Venho tentando diminuir esse efeito, adicionando mais critérios técnicos de análise antes das compras.

    Mas esse procedimento, sozinho, não está resolvendo muito, como deu para ver nas minhas últimas compras - todas no preju no momento, uma stopada com prejuízo no limite aceitável financeiramente. E antes da compra eu fiz análise de cenário, analisei gráficos, etc.

    Então, acho que precisa mais que compra racional... só não sei bem o que seria esse plus aí que falta.

    Ah, sobre análise fundamentalista. Apesar de não mencionar muito, eu levo esses dados em consideração. Por exemplo, até agora só comprei papéis de empresas com bons dados fundamentalistas. Nada de micos, nada de empresas em prejuízo ou em situação complicada.

    Mas confesso uma coisa - tenho certa resistência a operar com base em notícias. Tenho a impressão de que elas vêm sempre atrasadas em relação a seus efeitos no mercado, o que as torna meio inúteis. Percebi isso mais nessa minha última compra de BBAS3. No dia, todo o setor bancário estava subindo forte. Antes de comprar, procurei por toda a net notícias e análises que explicassem o fato. Só as encontrei depois, com o mercado já fechado, e a compra já feita. Além disso, tenho um irmão jornalista, e por conhecer um pouquinho de como as matérias são feitas, não creio nelas tanto assim. Eles nunca sabem tanto quanto aparentam nos textos, apenas repetem o que encontram aqui e ali, juntam frases de uns e outros num todo que parece coerente.

    Mas é isso aí, o importante para nós novatos é aprender bastante com cada erro cometido. Buscar obsessivamente entender o que fizemos de errado, e tentar não fazer o mesmo erro mais que... 5 vezes tá bom? rs rs rs... quem me dera não cometer o mesmo erro duas vezes, como diz o ditado!

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo
    Eu estou completamente satisfeito com os sites de informação que acompanho. NUNCA MAIS eu errei por falta de informação. O único problema que ainda preciso resolver é a questão emocional, mas já está melhorando bastante... Depois de perder bastante dinheiro, parece que a gente fica "vacinado"...

    ResponderExcluir
  4. Sendo assim, vale aprender com quem já está acertando! Se for possível, compartilhe comigo que sites de informação são estes que você usa!

    ResponderExcluir
  5. Olá Rodrigo,
    Vou entrar nas discussão dos comentários que vc tá tendo com o Arnaldo.
    Na minha opinião, os gráficos antecipam os fundamentos.Não é raro você ver papéis sendo operados com fortes volumes, para cima ou para baixo e alguns dias depois sair alguma notícia ou um balanço surpreendente.
    A Vale é exemplo recente. Caiu de R$ 56 a R$ 40 em poucas semanas. Por que? seus fundamentos mudaram em 2 meses? Claro que não. Agora sabemos que caiu porque não tinha tanta gente assim afim de comprar novos papéis e a captação ficou abaixo do esperado.
    Eu não me iludo com notícias pois, como você, acredito que elas já chegam vencidas.
    Para traders é fundamental entender os gráficos. Para investidores não precisa nem ficar visitando blogs. Põe em um fundo de ação e vai cuidar da vida.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. É, mas todos os gráficos apontavam o Ibov caindo para 53.000, e hoje (quarta-feira), no entanto, fomos para 59.600.

    ResponderExcluir
  7. http://web.infomoney.com.br/
    http://finance.yahoo.com/
    http://www.invistamais.com.br/
    http://chrinvestor.com/
    Este último tem uns vídeos, todo fim de semana, que são sensacionais e imperdíveis.
    Claro que você pode encontrar outros tão bons quanto estes. Há outros que acompanho também, mas estes são os principais.

    ResponderExcluir
  8. Marcelo
    É claro que os fundamentos da Vale mudaram naqueles dias. Desabou o preço do níquel. Você também precisa se informar melhor.
    Ah, Rodrigo
    mais um blog legal,
    http://www.blogdocimino.com/blog/

    ResponderExcluir
  9. Para Arnaldo
    Eu respeito sua opinião e não quero entrar em bate boca. A título de informação, o níquel aumentou sua importância, mas não é fator preponderante nos resultados da vale. Da última vez que li, ele representava em torno de 30% de toda a receita. Recentemente uma outra mineradora reajustou os preços do minério de ferro acima do reajuste conseguido pela vale e isso, estranhamente, não impactou nos preços das ações que continuaram em queda. Ontem o níquel caiu mais 3% e vale subiu ontem e hoje mais ainda.
    Visite meu blog (http://nefroblog.blog.terra.com.br/) e lá eu coloquei com todas as letras que a bovespa iria se recuperar esta semana porque os vendidos estavam perdendo força.
    Blog é para trocar idéias e abrir a cabeça e não para ficar competindo pra ver quem sabe mais.
    Abraços
    P.S. Rodrigo, me desculpe.

    ResponderExcluir
  10. Arnaldo, valeu aí as dicas dos sites! Já adicionei todos a lista de favoritos, e aos poucos vou lendo o que tem neles.

    Destes indicados, eu só conhecia o infomoney, e o yahoo finance.

    Marcelo, dá para ver que pensamos parecido. Essa quedona da Vale eu demorei a entender... tem o preço do níquel aí, tem essa oferta de novas ações com baixa procura... sei lá, deve ter mais coisa ainda nesse angu.

    Petro é um exemplo disso. Hoje dizem que a alta é devida à subida do petroleo. Mas os movimentos não são tão sincronizados. Tem dia que petróleo sobe e a Petro não, tem dia do inverso. Sinceramente, até por conhecer bem alguns jornalistas, tem horas que eu acho que as notícias da bolsa são meio "conta de chegar", explicações pós-fato.

    Mas isso não tira a importância de algumas delas. Notícias do mercado internacional afetam bastante a bolsa, especialmente do DJIA.

    Provocando meus companheiros de conversa - será que hoje bateu fundo na queda e engatamos retomada? Ou é um repique? Estou querendo começar a montar novas posições na Vale e Petro, com vistas ao final do ano. Essas duas, se for olhar os topos históricos, tem possibilidade de valorização de mais de 40%!

    ResponderExcluir
  11. Marcelo,
    hahaha... Foi você quem iniciou a competição... Eu só repliquei... Sim, a Vale caiu porque seus fundamentos mudaram. O preço das commodities caiu, entre elas o níquel. E a demanda por commodities também diminuiu, principalmente com a desaceleração da China. Como eu já disse, e reafirmo, as questões fundamentalistas vêm antes das grafistas.
    Rodrigo,
    Eu não sei o que vem por ai... As bolsas têm se movimentado de acordo com as notícias. Quando parece que as coisas melhoraram, vem mais quebradeira de banco, ou empresas tendo prejuízo por conta da inflação. Com este cenário, eu só faço daytrade e swingtrade.

    ResponderExcluir
  12. Ao Marcelo
    "O otimismo generalizado dos mercados e a forte alta do níquel impulsionaram os papéis da Vale (VALE5, VALE3) nesta quarta-feira (30)."
    http://economia.uol.com.br/ultnot/infomoney/2008/07/30/ult4040u13341.jhtm
    Sinto muito, Marcelo. Não foi eu quem disse. Foi UOL/Infomoney. Sinto muito.

    ResponderExcluir
  13. Rodrigo
    Acho que ainda é cedo para pensar em retomada da tendência de alta. O que posso dizer é que poderemos ter alguns pregões de refresco. Talvez até semana que vem.
    No momento o ibovespa tá caindo sem muita convicção, o que é bom pra dar uma controlada e preparar terreno para novas altas.
    Quanto à vale, espero que ela fique alguns pregões congestionada acima de R$39,90, que seria uma preparação para alta. Se disparar muito, vai voltar mais forte.
    Ainda sobre a retomada de alta, o gráfico semanal do ibovespa está ameaçando formar uma figura de cabeça e ombros. Se isso ocorrer, o fundo ainda não foi alcançado. Mas na minha opinião, se buscar novos fundos será com petro puxando a fila, por isso não acho legal entrar agora em petr4.
    Abraços

    ResponderExcluir