sábado, 19 de julho de 2008

Azar ou análise de cenário mal feita?

Não sei a resposta, digo de cara.

As apostas feitas nessa semana não estão dando resultado positivo. Tampouco despencaram, na verdade estão andando de lado. BBAS3 um pouco acima, outras um pouco abaixo, tudo dentro da margem de manobra usual, ainda longe dos stops técnicos.

Mas essa condição não era a desejada, nem o que eu previa. Ao entrar, eu queria pegar um movimento de alta no meio, ainda que de curto prazo. Não deu certo, aparentemente entrei no topo do movimento, exatamente na pior hora.

Foi um erro de análise do cenário? Pode ser que venha a pensar assim, mas no momento ainda acho que não... olhei vários gráficos antes de entrar, praticamente todos mostravam a mesma configuração de fundo e retomada. Nem tentei entrar bem no fundo, para não aumentar o grau de risco, esperei MACD mostrar cruzamento, IFR também.

No dia seguinte a minha entrada, veio aquela mega-queda nas bluechips, e um tombo generalizado na Bovespa, a reboque. Nada que eu tivesse lido ou visto indicava aquele tombo todo, pelo menos não no dia da compra. Nenhuma análise ou comentário dos analistas e usuários do fórum da corretora indicava qualquer coisa parecida.

Hoje, dois dias depois, a posição dos analistas já é outra... claro, previsão do passado é ciência exata. Agora os indicadores já apontam mais cautela, e tal e coisa...

E o que eu vou fazer com minhas posições? Esperar. Vamos ver para que lado a banda toca na semana que vem. Os stops estão colocados, e não são muito longos. Mantenho uma dose de esperança numa alta, pois já que o cenário está incerto, que se desanuvie a favor.

Se alguém aí mais novato que eu estiver lendo, saiba que esse jogo é difícil, difícil mesmo. Para ganhar dinheiro é uma trabalheira enorme, mas para perder, é mais fácil que descer escorregador ensaboado.

11 comentários:

  1. Nos dois dias anteriores da mega queda, os analistas de bancos estrangeiros disseram para seus clientes vender commodities porque o petróleo iria cair.
    Eu avisei um monte de gente para vender PETR, VALE, GGBR, CSN e USIM.
    Como saiu boa notícia sobre bancos, comprei ITAU, fiquei acompanhando a ADR e me dei bem.
    Pra você não foi azar, ou má análise, faltou informação.
    Não confie só na análise gráfica. Acompanhe também a análise e notícias fundamentalistas.

    ResponderExcluir
  2. Ah, sim. A Bovespa hoje, depende totalmente do preço do barril de petróleo. Quarta, quinta e sexta ele caiu. Se continuar caindo, a Bovespa vai junto. E se subir, nossas ações também sobem. Mas o cenário externo parece estar melhorando. Mesmo que tenhamos mais alguma queda, a perspectiva é, por enquanto, de uma forte recuperação, para talvez, daqui uma ou duas semanas.

    ResponderExcluir
  3. Notei que você segue o que os analistas da corretora dizem. Não que eles estejam errados, mas o trabalho deles é demonstrar otimismo. No dia da mega queda, a minha corretora estava otimista, acreditando que chegaríamos aos 63.000. Eu pensei: "Que erro, pois o petróleo está caindo, e isso fará a Bovespa cair forte." E fomos aos 60.000. Enfim, procure alguns bons sites, para informação, que não tenham vínculo com corretoras.

    ResponderExcluir
  4. Opa, ótimos comentários! Valeu, Carla.
    Só trocando idéia - eu não comprei commodities, tinha lido já algumas análises que não as recomendavam, e mesmo os gráficos delas não eram tão interessantes quanto lojas, alimentos e elétricas, que foram os setores que eu entrei. Talvez tenha entrado atrasado, quem sabe...
    Interessante essa sua análise da correlação entre Ibov e petróleo. Eu não tenho lá muitos dados a respeito, mas sinceramente não creio que o petróleo vá se manter na faixa de 130-140 dólares, é muito alto, me parece um movimento apenas especulativo. Na minha opinião, em algum momento à frente volta para perto de 100 dólares, que já é um preço monstruosamente alto historicamente. Agora, como a Bovespa vai se movimentar num cenário assim, é algo que não faço idéia. Será que cai muito mais ainda?
    Quanto às análises da corretora, concordo com você que o lance deles em geral é serem otimistas. Mas não me parece o caso do fórum de análise técnica da ATIVA, em que a equipe de Rubem Góes analisa papéis a pedido dos participantes. Como você pde ver no post em que coloquei as minhas escolhas e as análises deles a respeito, parecem bem isentos, frios e técnicos. Só para dar uma base, a qualquer um que pergunta se é hora de comprar, eles sempre dizem - só depois do Ibov sair do canal de baixa, aos 62 mil e tantos.

    ResponderExcluir
  5. Dois enganos no meu comentário:
    - Não entrei em alimentos, mas em bancos, com a BBAS3.
    - Faltou agradecimento ao Alexandre, que foi quem comentou sobre as análises da corretora!

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo
    Alguns dados temos que acompanhar diariamente, como o petróleo, como anda a economia da China, as notícias sobre a crise bancária, e as repercussões sobre a inflação global. A nossa bolsa depende totalmente de PETR e VALE. E estas, por enquanto, variam de acordo com os preços do barril de petróleo. Eu fico com o gráfico do petróleo aberto o dia todo. Veja você, na quinta-feira de manhã, a China divulgou diminuição do crescimento. Era óbvio que isso derrubaria o preço do petróleo, e é óbvio que isso derrubaria a Bovespa. Outra coisa indispensável pra quem opera daytrade e swingtrade é acompanhar as ADRs. E aí o BBAS3 e o USIM5 sofrem, pois ficam atrasadas em relação aos seus pares. Sobre elétricas, elas andaram bem porque não sofrem com a inflação. Mas, se a inflação ceder, então seus operadores vão realizar lucros. Sobre o Ibov, se o petróleo cair, nossas ações também caem. Mas como já caíram bastante, os gringos voltam comprando forte, e é aí que o Ibov deverá subir com força. Não sei quando isso vai acontercer... Se o noticiário continuar como está, quem sabe no meio desta semana, ou na semana que vem. Tens razão sobre as análises da Ativa. Mas essas análises, parece que não consideravam a última queda do petróleo, que derrubou a Bovespa... Primeiro eu olho as informações fundamentalistas, se elas estiverem ok, é que eu sigo os gráficos.

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo,

    Me deparei com seu blog há umas 02 semanas e desde então, vez por outra, leio seus comentários.
    Não me considero mais experiente que vc, apenas creio ter um pouco mais de tempo nesta estrada.
    Acho que vc está no caminho certo, procurando ajustar seu sistema de decisões e obedecendo rigidamente seus stops.
    O processo todo é de fato muito complicado e o nome 'renda variável' não se dá à toa.
    Se conselho fosse bom a gente vendia não dava, mas creio que o principal fator neste negócio é encontrar o mais rapidamente possível o seu processo decisório. Qual ? Aquele em que vc mais confiar e melhor se encaixar.
    E até chegar lá o processo é assim mesmo, da forma como vc vem expondo em seu blog, uma verdadeira expiação de suas próprias falhas e virtudes.
    Mas nunca se esqueça : paciência e disciplina (muito dos dois) são fundamentais.

    ResponderExcluir
  8. Esta questão dos analistas de corretoras é importante. Acho que tem dois lados : o despreparo de alguns analistas por um lado e a pressão por resultados por outro. Só que, se a corretora permanentemente errar, seus clientes fugirão dela. Ou seja, a longo prazo, sendo uma corretora séria, só faz sentido ter bons analistas. Resta selecionarmos as boas análises.
    Sobre a questão do petróleo, acho que a correlação é entre DJI e IBOV, senão porque o petróleo subiu tanto nos últimos meses e o IBOV caiu ?
    Acho que se a queda do petróleo continuar no CP ( não sei se US$ 100 é o justo ; há quem diga em petróleo a US$ 200 no final do ano), Petr4 sofre num primeiro momento mas vai subir junto com o IBOV, porque os fundamentos são bons.
    Em nenhum momento nos últimos 02 meses qq ação de siderurgia ou Vale ou Petr deu compra, ao contrário da análise de alguns analistas, inclusive de corretoras, que cantaram compra ao menor sinal de reação ( teve uma corretora que apelou para a 4a. onda de elliot qdo bateu em 66.000, 'antevendo'a formação da 5a. onda).
    O fato é que ninguém advinha o futuro.
    O que nos leva a questão dos fundamentos x gráficos.
    Claro que não podemos nunca esquecer que o que move as bolsas são os fundamentos, mas a AT nos protege, porque nem sempre o que parece mais provável é o que vai acontecer.

    ResponderExcluir
  9. Hoje petróleo subiu, DJI caiu, e Bovespa subiu... Foi como eu disse... Claro que nem sempre será assim. =P

    ResponderExcluir
  10. Tá gerando uma boa conversa esse post. Estou gostando! A participação de vocês colabora para meu aprendizado.

    Marcelo, obrigado pelos comentários. Quanto ao petróleo a 200, acho que já li até 300 em algum jornal, mas sinceramente não acho possível. Acho que esse aumento todo tem muito de especulativo, e essa bolha em algum momento aí deve estourar. Mas isso é achismo meu, nada muito técnico.

    Sobre sistema de decisão, realmente esse é um ponto crítico. Ainda estou desenvolvendo algo se assemelhe a isso, mas percebo que minhas decisões ainda não são muito bem embasadas. Em tempos de alta constante, como ano passado, não era grande problema, mas com mercado de lado saber decidir, tanto entradas quanto saídas, é crucial.

    Carla, você poderia sugerir sites onde possa conseguir informações relevantes? No dia em que montei as novas posições, eu procurei bastante por alguém que explicasse, ali na hora, o porquê das altas expressivas dos bancos naquele dia específico. Não encontrei nada, on-time. Só no dia seguinte, mas aí já era tarde para uma boa decisão.

    ResponderExcluir
  11. O http://web.infomoney.com.br/ é uma reunião de informações relevantes. Além desse, procure um bom site com ADR's real-time, um site com gráfico do petróleo, um site gringo não pode faltar, afinal, são eles que mandam nas Bolsas! Talvez cnn money ou yahoo finance. As escolhas têm de ser tuas... Eu também costumo ver as ações da Europa e do pré-market nos Estados Unidos. Geralmente mostram quais ações têm mais chances de alta. No dia da grande alta dos bancos, no pré-market essas ações já subiam uns 10%. Hoje no pré-market dos EUA as ações da Vale já subiam uns 2%. Bem, você terá um período de aprendizado com essas informações. Outra coisa é que eu uso essas informações para Daytrade. Talvez as tuas estratégias sejam diferentes.

    ResponderExcluir