quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Começou a liquidação?

Que nada, 10% é desconto de praxe em qualquer negociação. Liquidação mesmo é para lá dos 30% de desconto. Então, nada de entusiasmos de sair comprando agora só porque caiu. Não caiu tanto assim. Dá para cair bem mais.

Mas olhando por outro lado, cai 3% em um dia, no outro engata 4,5% a mais para baixo... onde vamos chegar? Qual é a deste movimento tão intenso de queda? Li em sites e jornais que era movimento de realização. Mas vou dizer, já nem sei porque leio essas coisas, as explicações são piores que horóscopo. Aliás, se dissessem que caiu porque a Lua está em Leão, enquanto Saturno passeia pela casa de Aquário, daria no mesmo. É informação inútil.

Deve haver uma explicação melhor que essa por aí. Uma que só se vai saber bem depois. Como foi no ano passado. Para quem lembra, passamos meses e meses caindo (desde maio), e a imprensa especializada só dizendo que  era realização. Só quando foi se aproximando setembro e as quebras todas dos bancos é que as explicações foram mudando para o que realmente era - a agora famosa crise americana.

Eu ainda não decidi o que fazer com minhas posições. Desfazer e comprar de novo mais abaixo? Esperar mais? Permanecer comprado seja lá o que vier? Não sei ainda, mas ando pensando nisso. Só não posso passar tanto tempo pensando que anule as vantagens da primeira alternativa.

Uma coisa tenho como certa - vou comprar mais quando a queda chegar a um fundo interessante. Quero equiparar os investimentos em renda fixa e em variável, 50/50 em cada. Não estava nada confortável com a idéia de comprar mais nessa alta toda, então uma boa baixa é muito bem vinda para dar entradas realmente interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário