domingo, 11 de outubro de 2009

V ou W?

Vejo já muita gente falando em bolha, entusiasmo exagerado, ou lembrando velhos tempos, exuberância irracional. Será que já subimos muito? Até onde vai esse movimentão de recuperação?

Alguns analistas falam em possibilidade de dar um W no gráfico, ou seja, uma bela subida como essa atual ser seguida de outra mega queda. Dizem que em 1929 foi assim, caiu, subiu um bom bocado, caiu de novo, e aí subiu mais lentamente. Se olhar a Bovespa histórica no Poster Enfoque dá para ver que em 86 houve uma mega-queda, seguida por uma recuperação fantástica em 90. Mas aí cai de novo ainda mais fundo até o final de 91, para só então entrar em um movimento consistente e de longo prazo de retomada que vai até 97. E outra sequência semelhante em W há entre 1997, 2000 e 2002. Cai, sobe, cai, e aí sobe com força.

Claro que a história não se repete igual, e se for ver, a queda de 2008 nem foi tão forte quanto as outras duas citadas nessa mensagem. Mas que pode acontecer algo assim, pode. Eu só não sei sobre que base se daria isso. Crise americana? Bolha dos cartões de créditos dos americanos? Não vejo nuvens negras no horizonte. Seria tudo isso apenas medo de perder o que já se recuperou?

Um comentário:

  1. Agora que eu vi que você mudou a apresentação do blog. Não que eu acreditasse que você estava perdido, mas a expressão era bem engraçada... :D
    Será que eu devo te seguir agora (rsrs)?

    Um grande abraço,
    Marcela :)

    ResponderExcluir