quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Pensando em voz alta

Se eu vender tudo agora aproveitando que abriu em forte alta, e o mercado continuar a subir, o que eu vou fazer? Entro de novo mais acima ou vou ficar só me recriminando por ter saído antes da hora?

Se eu não vender nada agora e continuar caindo, vou ficar me recriminando por não ter feito nada quando poderia? Vou ficar lembrando que cheguei a estar "com o dedo no gatilho" e amarelei na hora decisiva?

Se eu vender só uma parte (digamos metade) vou ficar me recriminando se qualquer das duas opções acontecerem (subir ou descer) por não ter entrado de cabeça em nenhuma delas?

Para complicar, se resolver mesmo vender tudo, passo do limite de isenção mensal de 20k em vendas do IR. Devo ter toneladas de créditos de IR por prejuízos em operações anteriores, mas só o fato de ter que calcular essas coisas todas me dá certo temor e preguiça. IR é um saco, nunca me sinto totalmente seguro com os cálculos feitos.

7 comentários:

  1. Tem um site muito bom que eu utilizei para calcular o valor dos darfs a serem pagos:
    http://bussoladoinvestidor.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Renato, eu também utilizo o Bússola para calcular IR. Mas ano passado deu umas pequenas diferenças entre o valor que paguei no DARF calculado por lá, e o valor que deveria ter sido pago, considerando as retenções pela corretora. Fiquei mais temeroso, pois para a Receita tanto faz se a diferença apurada é de centavos ou milhares de reais, qualquer das duas é motivo para uma malha fina.

    ResponderExcluir
  3. Graficamente temos mais sinais de alta do que baixa... Mas é preciso ficar atento pra ver se essa condição se confirma, com mais alta nesta sexta, por exemplo. Tínhamos perdido a LTA do curto prazo que foi retomada hoje. Vamos ver se segura... Haja paciência e sangue frio... É claro que fiz compras ontem... Adoro comprar em momentos de pânico... =)

    ResponderExcluir
  4. Xi, perdemos a LTA "de novo"... Mas o DOW JONES ainda não. Vamos ver se segura lá, e depois recupera aqui.

    ResponderExcluir
  5. Tá esperançoso hein? Já tá valendo até suporte estrangeiro!

    Hoje eu não vendi uma parte dos papéis porque quando cheguei a HB o pregão já tinha encerrado até o after. Senão era bem capaz de ter feito uns trocos. Não tudo, mas uma boa parte. Seria menos de 20k, para ficar abaixo da linha do IR.

    Cada vez mais começo a ver sinais de baixa por todos os lados. Posso estar alucinando, melhor até que esteja.

    De qualquer modo, como não vendi nada, vamos ver como as coisas se comportam na semana que vem.

    ResponderExcluir
  6. Sim, tá valendo suporte estrangeiro, pois são eles que mandam nas Bolsas mundiais...
    Eu também "vejo" alguns sinais de queda, a maioria das ações perdendo suporte. Eu estou parcialmente comprado. Sim, estou cauteloso, mas ainda não vi uma "confirmação" de tendência de baixa, e nem vejo motivos pra quedas que não sejam realizações normais. Ainda acho que vamos aos 70/74k este ano. Mas estou atento, pouco comprado e de olho nos movimentos.

    ResponderExcluir
  7. Bem, ainda "acredito" que logo voltamos a subir. É meu "achismo"... Vale e Petr ainda não perderam linhas de alta, e Vale está melhor configurada. Mas não sou de ficar segurando. Se o Ibov perder a mínima da semana passada, vendo minhas posições. Alguns analistas dizem que teríamos um pivot de baixa que levaria o Ibov para os 55/53k. Escrevo isso pra "completar" o que eu estou pensando no momento... E claro, é meu "achismo"...

    ResponderExcluir