sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Outubro em leve queda - Registro mensal

Ops, os últimos dias me deixaram no vermelho em outubro. Coisa pequena, apenas 0,19% abaixo, mas desagradável mesmo assim.

Continuo pensando se é hora de tirar meu time de campo por uns tempos. Apesar da queda, todas as posições estão positivas e a FESA4 com ótimos ganhos ainda. A questão é se essa loucura toda aí vai acabar em alta ou se vai detonar uma queda geral mais prolongada.

O relatório de análise técnica da Ativa indica o suporte nos 58k como destino mais provável dessa queda, mas sem grandes apostas nisso. Eles sempre são inespecíficos o bastante para não se comprometer com lado algum. Vários outros analistas colocam  70k como objetivo para até o final deste ano, apostando em alta. Arnaldo nos comentários de um post recente também me pareceu apostar em um pouco mais de alta.

Eu não sei. E meu temor não está em cair até 58k, se bater aí e voltar tá mais que ótimo. Meu temor é o famoso "W", a possibilidade de cair de verdade, muito mesmo, anulando os ganhos que tivemos até agora. Não sei se tem fundamentos por aí para isso, mas tampouco vi grandes motivos para essa volatilidade toda dos últimos 3 ou 4 pregões. Não sei se temos fundamentos no mundo todo para toda essa alta que já houve...

Bom, cenário atual marcado por otimismo um tanto exagerado, investidores ariscos, decisões emocionais e no ambiente econômico mundial, grandes incertezas. O desafio de quem investe em valor é manter a cabeça fria e ver bem mais à frente que uns dias apenas. O pregão da semana que vem é irrelevante, o importante é  que virá nos meses à frente.




Um comentário:

  1. Descobri um pequeno erro nas contas de outubro. Deixei de contabilizar a entrada de dividendos na minha conta na corretora. Contando com eles, o valor mensal passa para R$ 34.824,00, e a rentabilidade volta ao positivo, com 0,34%.

    ResponderExcluir