sábado, 24 de outubro de 2009

Registro semanal 23out

Fiquei toda a semana sem postar nada por aqui. Tempos mais apertados no trabalho, somado à falta de notícias ou novidades realmente impactantes.



Mas vamos nós. Semaninha parada essa, valorização de apenas 0,13 na carteira, quase nada. Teve o início da taxação do capital estrangeiro, que movimentou a Bovespa para baixo na quarta-feira, mas já na 5a deu uma recuperada em alguns papéis. Aliás, nessa 5a o IBOV passou quase o dia todo em alta forte, mas fechou quase no empate. Não cheguei a ler quais os motivos, mas fiquei curioso.

Uma outra questão interessante. Conversando com um colega de mestrado que trabalha no mercado financeiro, ouvi considerações intrigantes sobre o estado atual das coisas. Ele demonstrou preocupação com alguns sinais incoerentes do mercado atual. Mercados que normalmente apresentam relação inversamente proporcional estão subindo juntos, o que é estranho. Chama especialmente a atenção a alta persistente do ouro junto com a da Bolsa. Um mercado marcadamente defensivo subindo junto com um extremamente agressivo. Não é o que se espera, e pode indicar que alguma coisa está vindo. Depois que chegar vai ser óbvio o que é, mas no momento ainda não se sabe. Só se tem a impressão que coisa boa não é.

2 comentários:

  1. E aí Rodrigo, como vai?

    Achei um gráfico da cotação do ouro nos últimos 12 meses no ADVFN, realmente, na Comex (BM&F de Nova York), ele tem subido bastante, já na nossa BM&F, teve pico entre março e abril e agora está baixo. Agora, só tentar ligar os pontos. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Gabriel, eu também fui dar uma olhada nos gráficos, e é isso aí, a trajetória do ouro na BM&F é diferente da trajetória dele nos mercados internacionais. Mas é por aí mesmo que vem a preocupação - a China está acumulando ouro pesadamente. Chineses não são imediatistas, pelo contrário, como todos os orientais são dirigidos para o longo prazo. Algo estão pensando que ainda não está claro para todo o mundo. Não custa lembrar que a China vinha sendo o maior comprador de títulos da dívida americana. Estariam trocando de investimento, desconfiando da solvência americana? Seria esse movimento um indício de algo maior por vir? Essa é a questão.

    ResponderExcluir