quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Comentário solto

Que alta a VALE5 tá mostrando, hein? Uma bela empinada, depois de tanto tempo patinando. Outra que resolveu se mexer um pouco foi a SAPR4, o que deixou todas as minhas posições em lucro. Esse é um panorama que me agrada muito psicologicamente.

10 comentários:

  1. O mercado está "comprando" a notícia/boato que o Eike Batista "pode" comprar participação na Vale... Eu, certamente, não compro, nem Vale nem Petro... hehe... Ganhei bons lucros com BBDC4, GGBR4 e CNFB4. Não preciso contar com o "estranho" Eike... hehe...

    ResponderExcluir
  2. Arnaldo, faz muito bem. Da Petrobras eu já venho suspeitando há algum tempo, mas a Vale com essa questão toda entra também para um grupo que requer maior atenção.

    Ando pensando em trocar essas duas por outras melhor escolhidas, mas ao mesmo tempo me dá medo de cair fora justamente quando elas começam a se mover acima. Fiz isso vendendo PETR4 a 27 reais há alguns meses. Achei que já estava alto demais, mas continuou firme e forte até os 32,xx. Aí comprei de novo, só para assistir o papel ficar parado um bom tempo. Me parece que estou contra a corrente, querendo sempre fazer o inverso do que deveria ser feito. Por isso resisto ao impulso de vender agora. Mas não tiro a idéia da cabeça, continuo pensando. Tem muitas boas oportunidades fora do espectro das bluechips mais óbvias.

    Marcela, deixou a bola quicando... mas é só brincadeira, não leve a mal.

    Eu realmente acredito em um grande upside para a FESA4. Lembro de uns tempos atrás o Marcelo comentando que ela tinha potencial para ir até os 9,xx... acertou no potencial, mas o limite ainda não chegou!

    ResponderExcluir
  3. Existe uma projeção gráfica do Ibov - pivot depois de romper os 62k - que vai até os 65/66k. Penso que as blues vão estar liderando essa "possível" alta até lá... Então, observando os gráficos, vou escolhendo uma e outra pra chegar aos 65/66k. Lá, estarei líquido (ou vendido...) esperando pra ver o que acontece... Claro que ninguém pode garantir que essa projeção seja cumprida, mas eu estou "apostando" nisso... No momento estou pensando em bancos (depois dessa queda...), USIM5 e GGBR4 (também depois de uma quedinha...). Também tem umas small que estou de olho, mas aí cada um tem sua preferência... hehe...

    ResponderExcluir
  4. Não, eu não deixei a bola quicando... rsrs. (Neste momento, eu não invisto no mercado acionário).

    Mas, eu penso sempre no lucro. Então, nesse caso eu já teria vendido FESA4 e já estaria procurando outra.

    "Time is money"... rsrs!

    Abraços,
    Marcela :)

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo,

    É claro que essa é minha opinião...

    ... E é óbvio que você tem sua própria estratégia. Eu acho que deve continuar seguindo a sua estratégia. Até porque ela tem dado certo até agora. :D

    Abraços,
    Marcela :)

    ResponderExcluir
  6. Marcela, a sua estratégia não tem nada de errado, mas a questão é justamente que ao procurar papéis que estejam em boas condições de compra, vai-se encontrar... a FESA4! Isso por critérios fundamentalistas, que são os que me interessam. Então, para quê trocar? Que outro papel aí vai dar melhores perspectivas? Não é que não existam, mas o fato é que não se diferenciam tanto assim na oportunidade de ganho. A FESA4 ainda tem um belo upside a cumprir segundo os estudos de quem entende de valuation e fluxo de caixa descontado.

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo,

    Entendi. Se eu fizesse investimentos no mercado de ações neste momento, o meu perfil seria mais parecido com o do Arnaldo. Procuraria papéis com boa volatilidade e faria operações de compra e venda com frequência.

    Abraços,
    Marcela :)

    ResponderExcluir
  8. Já fiz assim em boa parte de 2008. Foi ótimo para perder dinheiro. Dso grandes movimentos de alta eu aproveitava só um pedacinho, e das quedas repentinas o todo. Uma delícia...

    Para operar com swingtrade é preciso muita clareza de estratégia, escolher bem as ferramentas de análise que vai utilizar e se manter estrito a elas, e disciplina, mais que tudo disciplina. Mesmo assim, quero conhecer um que ganhe mais que o Bovespa no ano. Em um trade ou num dia específico todos conseguem, mas no ano, não conheço.

    Se bem que é verdade que eu conheço poucos investidores, então pode ser que tenha até uma boa porção.

    ResponderExcluir
  9. Rodrigo,

    Não estava me referindo ao swingtrade, eu estava me referindo ao que se pode chamar de "trade puro".

    Fazer trades é um trabalho duro. Dificilmente, no início uma pessoa "produz" mais acertos do que erros.

    Se o seu objetivo é o longo prazo, então a sua estratégia é boa.

    Abraços,
    Marcela :)

    ResponderExcluir
  10. Operações frequentes servem para uma coisa: deixar corretora mais rica... só isso...
    acho que na carteira devemos ter 3 tipos de papéis: um que você compra e esquece, outro que na compra já se sabe exatamente quando sair e outro para especular mesmo, para ver o movimento, para estar presente do dia-a-dia da coisa, no entanto, o dinheiro não deve estar concentrado nisso, apenas uma pequena parte. Essa é a minha estratégia, tem se mostrado eficiente. Reservo 1/4 do capital para especular mais "forte".

    ResponderExcluir