terça-feira, 27 de outubro de 2009

Qual o limite a dar para as perdas?

Fazia tempo que não via todos os meus papéis em queda ao mesmo tempo. Hoje tudo está caindo, uns mais outros menos, mas todos em grande estilo, a mais de 2% (e a Vale a mais de 4%!). Segundo vejo no gadget aí do lado, perda de quase 1200 reais em um único dia. Que horror, hein?

Mas nada de desespero. Estávamos com todos os indicadores muito esticados mesmo, tudo já tinha subido muito. Realizar um bom tanto me parece perfeitamente normal. Dá até uns pontos de entrada para quem queira arriscar mais uns trocados, o que ainda não é meu caso.

Fico aqui pensando qual deveria ser o meu limite de perda. Sei que é um absurdo que eu ainda não o tenha bem definido, mas a verdade é que não tenho mesmo. E não seria bem um stop-loss automático, mas muito mais uma conjunção de fatores que se aparecerem, me fariam desmontar as posições e aguardar novo momento de entrada. Quanto precisa cair? Qual a conjuntura externa? Quais os outros indicadores, além dos do mercado de renda variável, que deveria considerar? São coisas a pensar muito seriamente.

3 comentários:

  1. por que eu não vendi vale5 a 42...

    ResponderExcluir
  2. Ops, resposta fácil... "porque não tinha a menor idéia que ia despencar no dia seguinte"! Ou "porque esperava ver ela de novo aos 58"!

    A questão mais cruel não é por que não saiu naquela hora. É o que vai fazer agora que já caiu um bom tanto!! Vende, acreditando que ainda vai cair um tanto mais, ou segura, na esperança de que retome sem muita demora?

    Eu ainda estou no segurar. Embora esse movimento de queda esteja me surpreendendo pela rapidez e intensidade das quedas, ainda não vejo conjuntura para uma baixa geral e contínua.

    ResponderExcluir
  3. É Rodrigo, o ruim é que foi (quase) que sem aviso prévio, como você disse, a rapidez com que algumas ações cairam é de assustar. Vide Bancos: o ITUB4 estava a 37 há 2 dias, hoje, 33,50. Não vendi minhas posições de VALE e PETR, mas não dá para saber o que vai acontecer quando ocorrer a divulgação do balanço da Vale... Vamos acompanhar...

    Abraço

    ResponderExcluir